Segunda-feira, Setembro 20, 2021
15.5 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende recebe mais 2.000 árvores autóctones para reflorestação

Esposende recebe mais 2.000 árvores autóctones para reflorestação

CM Esposende

No âmbito do programa “Floresta Comum”, Esposende foi contemplado com mais cerca de 2.000 árvores autóctones para reflorestação.

Este programa promove o fomento e incentivo à criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços de ecossistema.

O projeto educativo aprovado permitiu captar para o concelho aproximadamente 2.000 árvores de espécies adaptadas ao território, quer em termos edafoclimáticos, quer ecológicos, como o pinheiro-manso, medronheiro, bétula, azereiro e diferentes espécies de carvalhos. Para a entrega e distribuição das árvores, o Município contou com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho.

O Município de Esposende vai dar continuidade à sua aposta no fomento das espécies nativas, aliado ao combate das espécies invasoras. Recorde-se que a perda de biodiversidade e o colapso dos ecossistemas são considerados, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como fazendo parte das cinco maiores ameaças à humanidade, assim como os eventos climáticos extremos, crises alimentares e de água e falha na adaptação às alterações climáticas.

Esta iniciativa enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne ao ODS 13 – Ação Climática, ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS