Domingo, Fevereiro 25, 2024
11.2 C
Braga
InícioAtualidadeEsposende recebe 550 peregrinos estrangeiros da Jornada Mundial da Juventude

Esposende recebe 550 peregrinos estrangeiros da Jornada Mundial da Juventude

© CM Esposende

No âmbito da Jornada Mundial da Juventude e integrado na semana de receção aos peregrinos estrangeiros acolhidos no concelho de Esposende, realiza-se no próximo sábado, dia 29 de julho, o Dia do Arciprestado de Esposende.

A iniciativa inclui a celebração de uma Eucaristia campal, presidida pelo Bispo Auxiliar de Madrid, que terá lugar às 10:30, na Zona Ribeirinha de Esposende, no parque contíguo às Piscinas Municipais Foz do Cávado. No final, terá lugar a inauguração do Passeio da Prevenção do Cancro, entre a Estação de Socorros a Náufragos e o bar da Zona Ribeirinha de Esposende, para a qual todos são convidados a participar.

Nesta semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, no âmbito da qual o Papa Francisco se desloca, mais uma vez, a Portugal, a Arquidiocese de Braga recebe 7 mil jovens vindos de 26 países para os Dias nas Dioceses. Esposende acolhe 550 jovens, oriundos de Espanha e Polónia, sendo que hoje e amanhã, as atividades se centram nas paróquias. Após o pequeno-almoço, nas famílias de acolhimento, os jovens participam na oração da manhã nas igrejas paroquiais e, no período da tarde, os grupos de voluntários, com a colaboração das juntas de freguesia, promovem atividades lúdicas, desportivas e culturais.

No dia seguinte ao Dia do Arciprestado, a 30 de julho, realiza-se o Dia da Diocese, sendo todos os jovens convidados a irem a Braga, para a Celebração de Envio, às 17:00, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, encerrando, assim, esta semana de acolhimento, uma vez que os jovens partem para Lisboa no dia 31 de julho.

Lisboa é a primeira cidade portuguesa a acolher uma edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana. As Jornadas nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES