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Esposende reafirma estratégia turística do território

© CM Esposende

O Município de Esposende deu hoje a conhecer o seu Plano de Ação do Turismo para Esposende, no período 2023-2027.

A sessão foi integrada nas comemorações do Dia Mundial do Turismo e decorreu no Centro de Informação Turística de Esposende, na presença de diversos operadores turísticos do concelho.

Ancorado num conjunto de ações, o Plano de Ação do Turismo, cuja apresentação esteve a cargo do coordenador do Serviço de Turismo, José Costa, assenta em três Dimensões – Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade, e reveste-se de três Eixos Estratégicos: Natureza, Economia Azul, e Comunidade, Cultura e Criatividade. Tem como objetivos qualificar a oferta, reduzir a sazonalidade, melhorar a qualidade do serviço, gerar valor acrescentado nas empresas e Iimpactar positivamente na comunidade local.

Gastronomia e Vinhos, Turismo Náutico, Caminho de Santiago e Turismo da Natureza são os quatro produtos estratégicos que Esposende quer continuar a promover, assumindo como produtos complementares o Turismo Cultural, Criativo, Industrial e Acessível, estratégia que inclui Programas Estratégicos e Complementares que abarcam estas vertentes.

Ao nível das linhas de ação pretende apostar na marca Esposende, integrar a comunidade local, consolidar os produtos estratégicos, crescer nos produtos complementares, robustecer os programas, qualificar os recursos humanos, digitalizar propostas de valor e comunicar o destino.

O Município pretende posicionar Esposende e as Marcas do Território, nomeadamente o Parque Natural Litoral Norte (PNLN), o Caminho Português da Costa, a Estação Náutica de Esposende, o evento gastronómico Março com Sabores do Mar e as Praias Ouro, conforme assinalou o vereador do Turismo, Sérgio Mano. “O grande desafio passa por afirmar Esposende como um território com excecional potencial turístico ao longo de todo o ano, e que proporciona experiências diferenciadoras, referiu Sérgio Mano, revelando que esse caminho já começou a ser sedimentado. Ultrapassado o período da pandemia, Esposende regista níveis bastante satisfatórios de procura turística, nomeadamente um crescimento de 30% na denominada época baixa, marcando pontos no combate à sazonalidade”, referiu o vereador. “Sem dinâmica pública e empresarial não há eficácia”, afirmou.

Na sessão, foi também apresentada a campanha “Explore Esposende”, uma estratégia comunicacional desenhada pela empresa César Jaques Concepts, e que assenta em quatro eixos, nomeadamente Náutica, Natureza, Cultura/Criatividade e Gastronomia, contemplando 10 experiências entre uma multiplicidade de atividades que é possível desenvolver no território.

A encerrar a sessão, Nelson Gonçalves, da empresa Contacto Visual, apresentou a atualização do “Esposende Virtual”, uma ferramenta de promoção do território, que se encontra alojada no site do Turismo do Município. Foram, assim, acrescentados outros atrativos a esta visitação virtual, como é o caso do Museu do Sargaço ou o Centro Interpretativo do Junco. Para além das fotos esféricas, introduziram-se novos vídeos e locuções acerca de lendas, como os Cavalos de Fão ou do Monge Joia.

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