
O Município de Esposende vai integrar as comemorações das Jornadas Europeias do Património, entre 22 e 24 de setembro, com atividades descentralizadas que pretendem envolver a população. Este ano com o tema “Património Vivo”, as jornadas são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.
Com um leque diversificado de iniciativas, o Município de Esposende privilegia a descentralização territorial, procurando espaços de diferentes âmbitos – do cultural ao religioso, passando pelo natural – envolvendo diferentes agentes culturais.
A programação das Jornadas Europeias do Património, em Esposende, inicia-se dia 22 de setembro, com a apresentação da criação audiovisual de Frederico Dinis “Passamos pelas coisas sem as habitar…”, pelas 21:30, no Forte de S. João Baptista. O projeto é inspirado no território e no património natural e cultural de Esposende e contará com performance sonora ao vivo.
Ao longo do fim de semana o programa contempla um concerto, duas oficinas e uma visita-conversa. No sábado, 23 de setembro, terá lugar o concerto “A Doce Melancolia do Outono”, pela Orquestra da Costa Atlântica, às 21:30, na Igreja Paroquial de Belinho.
No domingo, 24 de setembro, pelas 15:00, o programa compreende a “Dança do Património – Passos no Castro do Senhor dos Desamparados”, a qual versará sobre o Património natural e arqueológico deste castro, situado em Palmeira de Faro e contará com a especial participação da Academia de Bailado de Esposende.
Entre as 16:30 e as 18:30 de domingo decorrem, ainda, no Arquivo Municipal de Esposende, as “Oficinas Históricas – Esgrima Histórica & Escrita Histórica”, dinamizadas pela EmCadeamentos – Associação para Promoção do Património Histórico-Cultural. As oficinas, vocacionadas para crianças entre os 6 e os 12 anos, carecem de inscrição prévia obrigatória para o e-mail [email protected] ou telefone 253 960 170.