Domingo, Abril 14, 2024
28.8 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende organiza programa dedicado ao 25 de Abril

Esposende organiza programa dedicado ao 25 de Abril

© CM Esposende

O Município de Esposende promove, de 19 a 30 de abril, o programa comemorativo dos 49 anos da Revolução de 25 de ABRIL de 1974 “VIVER ABRIL”.

As comemorações iniciam-se com a atividade “(Con)Viver com poesia – Poesia e Liberdade”, um momento de leitura de poesia que pretende cativar a comunidade em geral e a comunidade educativa do concelho em particular, no sentido da partilha do amor pela poesia. Nesta sessão, que decorrerá na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, às 18:00, será dado especial enfoque à poesia relacionada com esta efeméride, com a participação de Cândida da Luz e do Quarteto EME.

A programação segue no dia 22 de abril, às 21:30, no Auditório Municipal de Esposende, com o concerto “ZECA canta ZECA”, uma proposta dedicada à obra de José Afonso. Este projeto musical nasceu de um processo de pesquisa, escolha e arranjo de 20 temas de Zeca Afonso, por um conjunto de quatro músicos: Eliseu Matos (guitarras e direção musical), Paulo Pinto (percussão), Jaime Alvarez (contrabaixo) e Zeca Barbosa (voz). O concerto apresenta os referidos temas musicais, a par de histórias de vida e acontecimentos ligados a José Afonso, proporcionando aos espetadores uma verdadeira viagem pela sua vida e obra.

No dia seguinte, às 17:00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o Município propõe “Liberdade” – Recital de Música e Poesia”, interpretado pelo Coro Ars Vocalis, sendo a música abraçada pela poesia, na voz de Aurelino Costa. O concerto conta com a estreia de um ciclo de canções, com arranjos de António Laertes, dedicadas à temática da Liberdade, sob a direção musical de Helena Venda Lima.

No Dia da Liberdade, 25 de abril, decorrerá o momento simbólico do hastear das bandeiras, na Praça do Município, com participação do Quarteto de Trombones da Banda de Música de Belinho e da Academia de Bailado de Esposende. No mesmo dia, no Auditório Municipal de Esposende, e com sessões às 15:00 e às 17:00, sobe ao palco o espetáculo de dança “REVOLUTION”, protagonizado pelas classes de hip-hop da Academia de Bailado de Esposende. Sob a direção artística de Bruno Faria e Paula Silva, o espetáculo segue a jornada de um jovem que descobre os significados da liberdade e da democracia durante a Revolução de 25 de Abril. Através dos olhos dele, testemunhamos a luta do povo português pela liberdade, direitos humanos e igualdade social.

No dia 28 de abril, às 21:30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, terá lugar um concerto integrado no ciclo de música de câmara “Portugal e o Mundo: Encontro de Culturas na Música Erudita”, protagonizado pelo Trio de Oboé, Fagote e Piano, da Orquestra da Costa Atlântica. Com a curadoria artística do maestro Luis Miguel Clemente, o ciclo apresenta uma mescla de compositores e autores de diversos estilos e nacionalidades, apresentando neste concerto um programa composto por obras de Poulenc, Carrapatoso e Madeleine Dring.

A encerrar a edição de 2023 das comemorações do 25 de Abril, o Município de Esposende propõe a atividade “Abril na Voz”, uma sessão dedicada às famílias, agendada para o dia 30 de abril, às 16:00, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura. Entre contos e canções de intervenção, numa celebração de memórias e emoções, com forte apelo ao valor da liberdade, esta sessão será interpretada por Cândida da Luz (canto e narração) e José Teixeira (guitarra), envergando a história do 25 de Abril nas palavras e nos contos dos vários escritores portugueses como, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Pedro Barroso e Sérgio Godinho.

A informação detalhada de toda a programação, assim como as condições de acesso aos eventos, encontram-se disponíveis aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES