Segunda-feira, Abril 22, 2024
13.8 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende limpa do Canal Intercetor do concelho

Esposende limpa do Canal Intercetor do concelho

© CM Esposende

Está em curso uma ação de limpeza e manutenção do Canal Intercetor de Esposende. A intervenção, que se iniciou esta semana e terá a duração de dois meses, abrange trabalhos de poda de formação, arranque e extração de plantas invasoras, encaminhamento de salgueiros e retirada e transporte dos resíduos.

Esta ação de limpeza e manutenção abrange toda a extensão do canal, num percurso de aproximadamente 4,2 quilómetros, e está a ser executada por uma empresa especializada, contratada pelo Município de Esposende.

O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, justifica esta intervenção com a necessidade de controlar o avanço da vegetação e espécies arbóreas ao longo do Canal Intercetor, de modo a que este possa continuar a desempenhar, com eficácia, a sua função.

Recorde-se que a cidade de Esposende foi classificada pelo Ministério do Ambiente como zona crítica, no âmbito do Plano de Gestão de Riscos de Inundação, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente, o que levou o Município de Esposende a desenvolver o projeto do Canal Intercetor, o qual mereceu o aval de financiamento, por parte do Fundo de Coesão, ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR). A obra, iniciada em 2019 e inaugurada em março último, carateriza-se pela adoção das melhores técnicas de engenharia natural, recorrendo a materiais naturais e espécies vegetais autóctones.

“É um dos projetos com maior envergadura financeira alguma vez conseguidos para Esposende, que tem cumprido plenamente o objetivo para o qual foi construído, ou seja, o de diminuir o risco de inundações na área urbana de Esposende e evitar situações como a registada em 2013, quando as inundações lançaram o sobressalto sobre a população”, vinca Benjamim Pereira.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES