Segunda-feira, Maio 27, 2024
16.6 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende leva 1600 seniores ao Santuário de Fátima

Esposende leva 1600 seniores ao Santuário de Fátima

© CM Esposende

Cerca de 1600 seniores do concelho de Esposende participaram, hoje, na Festa do Idoso, promovida pelo Município de Esposende, e que, mais uma vez, decorreu no Santuário de Fátima. Esta 25.ª edição da Festa do Idoso marca o regresso da peregrinação a Fátima, após interregno de três anos, provocado pelas restrições decorrentes da pandemia.

Inserida no Programa “Ativo +”, promovido pela Rede Social de Esposende, a iniciativa é apontada como uma das atividades mais estimadas pelos idosos, dentro do calendário delineado pelo Município, no âmbito do projeto “Envelhecimento Ativo”.

“Com esta iniciativa procuramos proporcionar momentos de convívio e de reflexão aos seniores do concelho e este ano adquire valor suplementar, devido às contingências decorrentes do Covid-19 e porque assinalamos a 25.ª edição da Festa do Idoso”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, sublinhando “o apreço especial que a comunidade sénior tem por esta iniciativa e pelo destino escolhido”.

O programa da Festa do Idoso compreendeu a celebração da Eucaristia, cocelebrada pelo Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes e pelo padre Rui Neiva, na Basílica da Santíssima Trindade. Seguiu-se o piquenique nos parques do Santuário, proporcionando o convívio entre os participantes. No regresso a casa, houve ainda tempo para outro momento de convívio, no Parque da Senhora da Saúde, nos Carvalhos.

Esta iniciativa destina-se aos idosos residentes no concelho, com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas portadoras de deficiência com autonomia, com idade superior a 35 anos, e pessoas que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência para a terceira idade.

A logística que este evento envolve várias pessoas e entidades que mereceram o reconhecimento por parte do presidente da Câmara Municipal de Esposende que expressou agradecimentos às Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, assim como ao Gabinete Municipal de Proteção Civil de Esposende, aos Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e à Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, que asseguraram o apoio à emergência, bem como aos coralistas que solenizaram a celebração eucarística.

“O Município de Esposende tem definidas políticas sociais promotoras do desenvolvimento sustentável do concelho, sendo a qualidade de vida dos munícipes objetivo primordial”, defendeu Benjamim Pereira que, a propósito, recordou os objetivos estratégicos do Município, onde “a promoção de uma cidadania ativa e de condições para o desenvolvimento social, passam pela consolidação de parcerias que permitam assegurar um trabalho de articulação em rede, criando respostas adequadas às problemáticas identificadas”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES