
O Município de Esposende vai dotar o concelho de Oleões, criando uma rede de pontos de recolha de Óleos Alimentares Usados).
Dcordo com proposta aprovada em reunião de Câmara, será estabelecido um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal, a Esposende Ambiente, a Resulima, entidade gestora do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Seletiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Vale do Lima e Baixo Cávado, e a RECIOL, empresa autorizada para a recolha, transporte e tratamento de óleos usados, pioneira neste setor de mercado.
Esta parceria prevê a instalação de um conjunto de até 35 equipamentos em todo o território concelhio, abrangendo, assim, todas as freguesias, em locais a definir pelo Município. Em conjunto com a Esposende Ambiente e a Resulima, o Município assumirá a promoção de campanhas de sensibilização e comunicação, no sentido de promover a reciclagem de óleos alimentares usados provenientes de produtores domésticos e de outros pequenos produtores de resíduos urbanos, incentivando à participação ativa dos membros da comunidade na proteção do ambiente.
Para o Município e para a Esposende Ambiente, “esta medida reveste-se de especial relevância, na medida em que configura a determinação do seu território em dar cumprimento às exigentes metas de Recolha Seletiva de Resíduos, e seu envio para reciclagem”.