Sexta-feira, Maio 24, 2024
13.7 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende lança projeto “Um dia pela Vida”

Esposende lança projeto “Um dia pela Vida”

© CM Esposende

O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro promoveu, esta sexta-feira, em Esposende, o lançamento oficial do projeto de voluntariado comunitário “Um Dia Pela Vida”.

A sessão compreendeu a apresentação dos Responsáveis Locais do UDPV Esposende e uma palestra “Cancro: Vencer a doença, viver com a doença”, proferida pelo médico Carlos Silva, especialista em Urologia, Diretor do Serviço de Urologia do Centro Hospitalar Universitário S. João – Porto e Presidente da Assembleia Municipal de Esposende.

Carlos Silva procurou desmistificar a imagem em torno do cancro, apontando “os novos tratamentos” e defendendo o investimento na prevenção. “Há diagnósticos que salvam vidas e tratamentos multidisciplinares, em que o doente está no centro da decisão”.

Conceição Clavel, responsável pelo projeto “Um dia pela Vida”, enquadrou a intervenção de Carlos Silva na linha de divulgação de novos métodos de tratamento e de incentivo ao diagnóstico precoce que a Liga Portuguesa Contra o Cancro divulga junto da comunidade. Esse é um dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto que agora tem representação em Esposende.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, defendeu “a literacia em saúde para o conhecimento quanto aos referidos fatores de risco, mas também a decisão quanto às atitudes e comportamentos no dia-a-dia, como o cuidado na alimentação saudável e equilibrada (e sustentável) e a prática regular de exercício físico”.

Por isso, o autarca vincou “o papel fundamental do Município, como promotor de vários recursos na comunidade, que têm sido implementados. Um sem número de ações promotoras da saúde e do bem-estar dos nossos cidadãos, desde logo por via dos fortes investimentos nos domínios do desporto e na criação das melhores condições para a prática desportiva, sempre alicerçados nas nossas extraordinárias condições naturais, e, claro, abrangendo desde crianças, jovens e até aos mais seniores”.

Benjamim Pereira referiu “o especial empenho na implementação de vários projetos no domínio da gastronomia, da alimentação mediterrânica, alimentação saudável e sustentável, com projetos desenvolvidos nas escolas, como o Geração S, em que se promove o consumo do pescado e dos hortícolas, aliás nossos produtos endógenos”.

O autarca destacou a parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, “para inúmeras iniciativas de sensibilização sobre os malefícios de uma exposição ao sol sem proteção, além de várias iniciativas de formação, sensibilização e até de rastreio. Aliás, refira-se que no contexto do projeto Esposende Smart City, um dos indicadores monitorizados e disponíveis para acompanhamento permanente pela população é, efetivamente, o índice UV”, acrescentou Benjamim Pereira que vê a associação do município a esta iniciativa, “consolidando mais uma ação concreta na promoção da literacia de toda a nossa comunidade e a sua sensibilização”.

Um Dia Pela Vida é uma iniciativa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society. No mundo, 23 Nações já fazem parte deste projeto que a nível internacional é designado por Relay For Life.  Em Portugal teve início em 2005 e decorreu já em mais de 60 localidades. Nestes 18 anos, mais de 275 mil pessoas contactaram de alguma forma com este projeto e, aproximadamente, 60 mil participaram ativamente.

​Tem como principais objetivos mudar a atitude da comunidade e de cada um de nós face à doença: cancro não é necessariamente morte, educar e informar: prevenção é o caminho para a cura e angariar fundos para os programas de prevenção e atividades de apoio ao doente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.​​

Trata-se de um projeto desenvolvido na comunidade, pela comunidade, num período que decorre entre 3 a 4 meses e que culmina com a grande festa de encerramento. O Um Dia Pela Vida desenrola-se numa atmosfera de festa, com espetáculos, música, jogos e outras atividades paralelas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES