O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro promoveu, esta sexta-feira, em Esposende, o lançamento oficial do projeto de voluntariado comunitário “Um Dia Pela Vida”.
A sessão compreendeu a apresentação dos Responsáveis Locais do UDPV Esposende e uma palestra “Cancro: Vencer a doença, viver com a doença”, proferida pelo médico Carlos Silva, especialista em Urologia, Diretor do Serviço de Urologia do Centro Hospitalar Universitário S. João – Porto e Presidente da Assembleia Municipal de Esposende.
Carlos Silva procurou desmistificar a imagem em torno do cancro, apontando “os novos tratamentos” e defendendo o investimento na prevenção. “Há diagnósticos que salvam vidas e tratamentos multidisciplinares, em que o doente está no centro da decisão”.
Conceição Clavel, responsável pelo projeto “Um dia pela Vida”, enquadrou a intervenção de Carlos Silva na linha de divulgação de novos métodos de tratamento e de incentivo ao diagnóstico precoce que a Liga Portuguesa Contra o Cancro divulga junto da comunidade. Esse é um dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto que agora tem representação em Esposende.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, defendeu “a literacia em saúde para o conhecimento quanto aos referidos fatores de risco, mas também a decisão quanto às atitudes e comportamentos no dia-a-dia, como o cuidado na alimentação saudável e equilibrada (e sustentável) e a prática regular de exercício físico”.
Por isso, o autarca vincou “o papel fundamental do Município, como promotor de vários recursos na comunidade, que têm sido implementados. Um sem número de ações promotoras da saúde e do bem-estar dos nossos cidadãos, desde logo por via dos fortes investimentos nos domínios do desporto e na criação das melhores condições para a prática desportiva, sempre alicerçados nas nossas extraordinárias condições naturais, e, claro, abrangendo desde crianças, jovens e até aos mais seniores”.
Benjamim Pereira referiu “o especial empenho na implementação de vários projetos no domínio da gastronomia, da alimentação mediterrânica, alimentação saudável e sustentável, com projetos desenvolvidos nas escolas, como o Geração S, em que se promove o consumo do pescado e dos hortícolas, aliás nossos produtos endógenos”.
O autarca destacou a parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, “para inúmeras iniciativas de sensibilização sobre os malefícios de uma exposição ao sol sem proteção, além de várias iniciativas de formação, sensibilização e até de rastreio. Aliás, refira-se que no contexto do projeto Esposende Smart City, um dos indicadores monitorizados e disponíveis para acompanhamento permanente pela população é, efetivamente, o índice UV”, acrescentou Benjamim Pereira que vê a associação do município a esta iniciativa, “consolidando mais uma ação concreta na promoção da literacia de toda a nossa comunidade e a sua sensibilização”.
Um Dia Pela Vida é uma iniciativa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society. No mundo, 23 Nações já fazem parte deste projeto que a nível internacional é designado por Relay For Life. Em Portugal teve início em 2005 e decorreu já em mais de 60 localidades. Nestes 18 anos, mais de 275 mil pessoas contactaram de alguma forma com este projeto e, aproximadamente, 60 mil participaram ativamente.
Tem como principais objetivos mudar a atitude da comunidade e de cada um de nós face à doença: cancro não é necessariamente morte, educar e informar: prevenção é o caminho para a cura e angariar fundos para os programas de prevenção e atividades de apoio ao doente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Trata-se de um projeto desenvolvido na comunidade, pela comunidade, num período que decorre entre 3 a 4 meses e que culmina com a grande festa de encerramento. O Um Dia Pela Vida desenrola-se numa atmosfera de festa, com espetáculos, música, jogos e outras atividades paralelas.