Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
7.8 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende lança Portal de Desporto

Esposende lança Portal de Desporto

© CM Esposende

www.desporto.esposende.pt é o endereço do Portal de Desporto do Município de Esposende, que foi hoje apresentado, numa sessão onde foram dados a conhecer também os eventos desportivos a ter lugar no concelho de Esposende em 2023.

Com uma imagem atrativa e funcional, a nova plataforma assume-se como o “ponto de encontro” do desporto no concelho, agregando os vários promotores do concelho e a oferta existente, seja associativa, privada e/ou escolar. Por esta via, é possível monitorizar toda a prática desportiva formal e analisar a dinâmica desportiva no concelho, conforme frisou o coordenador do Serviço de Desporto da Câmara Municipal, Carlos Mota, a quem coube a apresentação do site.

Na nova plataforma está disponível toda a informação relativa aos Programas, Eventos e Agenda, Medidas de Apoio ao Associativismo Desportivo, Plano de Formação para agentes desportivos promovido pelo Município, bem como da iniciativa “A formação vai ao clube”, uma novidade em termos de oferta às associações desportivas locais. Outro dos itens é o Observatório do Desporto, que disponibilizará a todos os agentes desportivos estudos e informação sobre várias temáticas inerentes ao desenvolvimento desportivo no concelho. Possui também uma área dedicada às Instalações Desportivas existentes no concelho, cerca de sete dezenas, e, além da galeria de imagens e das notícias de índole desportiva, o site apresenta, ainda, a área Campeões, dedicada aos atletas do concelho que se vão notabilizando nas diferentes modalidades, constituindo “verdadeiros embaixadores do concelho”, como frisou o Presidente da Câmara Municipal.

Benjamim Pereira considerou esta ferramenta “muitíssimo importante” e sublinhou as mais valias desta plataforma, nomeadamente por permitir uma melhor organização, gestão e planeamento dos eventos desportivos que ocorrem no concelho, bem como pela transparência que confere a todo o processo.

Aludindo ao slogan “Esposende Natural é Desporto”, o presidente da Câmara Municipal realçou o “papel fundamental” do setor do Desporto na dinâmica do Município e no plano da promoção do território, estratégia indissociável da promoção da melhoria da qualidade de vida da população, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Benjamim Pereira afirmou que o Município sempre conferiu grande importância a esta área, assumindo-a como uma aposta determinante em vários domínios, particularmente no que se refere à promoção e fomento da prática desportiva, especialmente nas camadas jovens, refletindo-se numa população ativa e saudável. Notou que, para além dos apoios protocolados com os diversos clubes e associações desportivas, o Município prossegue o investimento ao nível dos equipamentos desportivos, quer através da manutenção e ampliação dos existentes, quer ao nível da construção de novas infraestruturas, e lamentou a inexistência de financiamento comunitário a este nível. Atendendo à limitação de recursos financeiros, referiu Benjamim Pereira, o Município vê-se obrigado a elencar prioridades, procurando, contudo, atender às necessidades dos clubes e associações desportivas, que vão desde a melhoria das infraestruturas às viaturas de transporte, cuja aquisição a Câmara Municipal apoia a 50%.

Ainda em matéria de investimento no setor, o autarca referiu a execução do Parque Desportivo Municipal, projeto que nascerá a poente da Estrada Nacional 13, em Marinhas, e que obriga à habitual “engenharia financeira” do Município.

Oferta abrangente e diversificada

Em termos de oferta desportiva, o Município disponibiliza 10 programas, que abrangem as diversas faixas etárias, das crianças aos seniores, mobilizando mais de 5.000 participantes.

Ao nível de eventos, a oferta apresenta 8 opções, que visam a promoção da prática desportiva e a promoção do território, como cenário de excelência, para a prática de desportos de natureza, abrangendo mais de 10 000 participantes.

Para 2023, a agenda integra 84 iniciativas, promovidos diretamente pelo Município ou apoiados, através de contratos-programa que equivale a uma média de 7 eventos desportivos por mês, abrangendo 18 modalidades distintas. O arranque acontece já no próximo sábado, 14 de janeiro, com a Corrida de Ano Novo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS