Segunda-feira, Abril 15, 2024
16.1 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende investe na requalificação de infraestruturas municipais

Esposende investe na requalificação de infraestruturas municipais

© CM Esposende

O Município de Esposende está a proceder à reabilitação de infraestruturas na zona ribeirinha da cidade, enquanto ultima as intervenções de substituição dos passadiços nas praias.

No âmbito da estratégia de requalificação e manutenção de equipamentos municipais, está a ser intervencionada a zona envolvente à lota de pesca de Esposende e, ainda esta semana, inicia-se a requalificação global do Skate Parque.

Na zona sul da zona ribeirinha, a intervenção passa pela substituição do deck existente por betão poroso. O Município está a avaliar a possibilidade de executar a requalificação estrutural do passadiço existente sobre o rio Cávado.

Até ao final do mês de setembro deverá estar concluída a requalificação do Skate Parque, que se traduzirá na substituição dos equipamentos existentes por novas infraestruturas, de modo a “garantir a segurança dos utilizadores daquele espaço”.

Em termos globais, estas duas intervenções rondam os 60 mil euros. A este investimento soma-se o valor de 147.579,36 euros da obra de substituição dos passadiços nas praias de Ofir – Fão, já concluída, e de Suave Mar – Esposende, onde decorre a intervenção do último troço, junto ao bar da praia. A obra “Instalação de Estruturas Inclusivas de Visitação e Fruição no Parque Natural Litoral Norte (PNLN) – Praia de Suave Mar e Praia de Ofir” resulta de uma candidatura apresentada pela Esposende Ambiente, na qualidade de membro da Comissão de Cogestão do PNLN, referente a projetos que visem a melhoria das condições de visitação em áreas protegidas de âmbito nacional em cogestão. O Município prepara agora nova candidatura para a substituição dos passadiços na praia de Apúlia, junto aos moinhos.

O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que a manutenção e requalificação de infraestruturas municipais impõe-se pela desgaste e deterioração que vão sofrendo ao longo do tempo, seja pelo uso, ou até por fatores ambientais. “Em termos globais estamos perante um investimento significativo”, refere o autarca, lembrando que “o Município tem em curso um importante conjunto de investimentos, onde se insere a requalificação do Mercado Municipal e do Largo Rodrigues Sampaio, e onde se destacam projetos como as instalações do IPCA, obra que decorre a bom ritmo”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES