O Município de Esposende apresentou às associações desportivas do concelho o investimento previsto para 2024 no âmbito do fomento da prática desportiva.
A cerimónia teve lugar esta quarta-feira onde se procedeu à assinatura de contratos programa de desenvolvimento desportivo com 38 associações desportivas.
“O balanço é francamente positivo, com o número de praticantes desportivos federados, em 12 modalidades desportivas, a apresentar uma tendência de crescimento pós-pandemia, cifrando-se atualmente em 1.941 atletas federados, que representa um crescimento de 8% relativamente a 2023 e de 19% relativamente a 2022. Atualmente, o índice de prática desportiva federada no concelho, em termos de formação desportiva, nomeadamente na faixa etária dos 6 aos 18 anos, é de 47,5%”, explica o Município.
Perante estes dados, o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, congratulou-se com o “crescimento da prática desportiva”, reforçando que “a aposta na formação desportiva continuará a ser uma prioridade para o Município”. “A celebração de Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo é o modelo justo e adequado a garantir o apoio às associações e clubes desportivos de forma concertada, transparente e equilibrada”, disse o autarca, destacando a importância que estas instituições têm “na diversificação da oferta desportiva concelhia, promovendo dinâmicas desportivas, sociais e educativas na população”.
No entanto, realçou também, que “a gestão e a manutenção das infraestruturas desportivas representam hoje um encargo significativo no orçamento camarário”. “O praticante desportivo é hoje mais exigente, o que implica um investimento, não só na quantidade das instalações desportivas, mas sobretudo na sua qualidade”, referiu.
Benjamim Pereira apontou o “contínuo investimento do Município”, nomeadamente com a construção da Zona Desportiva Municipal que “assumirá grande importância no incremento da componente desportiva em diversas modalidades, nomeadamente no atletismo”.
A finalizar, deu nota que “o desejável crescimento da prática desportiva tem implicado um reforço dos valores contemplados nos diversos Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo, uma tendência que tem vindo a acentuar-se nos últimos três anos. Os 711.533, euros contemplados para 2024 representa um reforço de 8,6% relativamente a 2023, que teve um valor global de 649.849,00€ e um aumento de 26% relativamente a 2022, que teve um investimento global de 525.943 euros”.