Sábado, Abril 20, 2024
16.1 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende investe 700 mil euros na requalificação do Campo dos Sargaceiros

Esposende investe 700 mil euros na requalificação do Campo dos Sargaceiros

© CM Esposende

Esposende inaugurou, este sábado, o Campo dos Sargaceiros, em Apúlia, após um investimento total de aproximadamente 700 mil euros.

Segundo a autarquia, que comparticipou na requalificação, “esta é uma antiga aspiração da comunidade local, em particular do Grupo Desportivo de Apúlia que ali desenvolve intensa atividade desportiva com os mais jovens”.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, enquadrou este investimento no plano que o Município estabeleceu para o desporto concelhio. “Queremos dotar todas as freguesias de equipamentos desportivos de qualidade. Paulatinamente vamos avançando para esse patamar”, disse o autarca.

Com a conclusão das obras no estádio de Apúlia, Benjamim Pereira apontou a construção da zona desportiva, a norte da cidade de Esposende, a conclusão das obras do pavilhão gimnodesportivo de Vila Chã e a regularização da situação referente ao estádio de Fão como “as prioridades que o Município de Esposende estabeleceu para o futuro próximo”.

“Este investimento insere-se no plano de desenvolvimento desportivo do Município de Esposende que decorre de políticas públicas pioneiras no domínio do desporto que entroncam na promoção turística, na sustentabilidade ambiental e na integração social”, apontou Benjamim Pereira.

Reconhecendo que a remodelação do Campo dos Sargaceiros “é uma antiga aspiração do clube que o Município de Esposende atendeu por reconhecer a importância que esta melhoria dos serviços disponibilizados tem para os atletas que frequentam o clube e para a captação de jovens atletas”, Benjamim Pereira considera esta renovação do equipamento como “fundamental, atendendo à tradição que o Grupo Desportivo de Apúlia granjeou ao longo de mais de meio século de existência, nomeadamente na formação de atletas”.

Melhorando as condições para a prática desportiva, o recinto recebeu um tapete de relva sintética, respeitando as medidas oficiais e foi demolida uma bancada, a nascente, para diminuir a volumetria e o impacto visual.

De acordo com a Câmara Municipal, “este projeto insere-se numa intervenção a esta zona de Apúlia que compreendeu a pavimentação das ruas do Pinhal e do Açude, depois de há menos de um ano ter sido intervencionada a Rua do Rego e a obra de instalação da rede de saneamento básico na Rua e Travessa da Ponte Nova, Travessa de S. Miguel e Rua Bairro da Fonte, inauguradas há menos de um ano e que se traduziram num investimento superior a 400 mil euros, proporcionando 46 novas ligações à rede de saneamento e a mais rápida e segura ligação do lugar de Criaz ao Campo dos Sargaceiros de Apúlia, por via da pavimentação da Rua do Rego, que liga a Rua do Pinhal à Rua dos Pousados”.

Em Apúlia foi, ainda, concretizada a requalificação do Portinho de Apúlia e da Escola Básica do Facho, a remoção do amianto da EB de Apúlia, exclusivamente suportada pela Câmara Municipal, a instalação do Espaço Cidadão e o Museu do Sargaço, inaugurado há uma semana. “No total, são mais de 2,5 milhões de euros investidos”, acrescenta a autarquia.

Para o presidente do Grupo Desportivo de Apúlia, António Soares, “o processo iniciado em 2015 permite proporcionar melhores condições aos cerca de 170 atletas”, facto que mereceu da parte do presidente da Associação de Futebol de Braga louvor “por tudo o que tem sido feito em Esposende para melhorar as condições de treino”.

O tesoureiro da União de Freguesias de Apúlia e Fão, Otílio Hipólito espera que o novo recinto ”sirva a população” e o presidente do órgão autárquico, Valdemar Faria prometeu “defender os interesses de Apúlia com a mesma dedicação com que defendeu a camisola do Grupo Desportivo de Apúlia”, quando ali jogou.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES