Sábado, Fevereiro 24, 2024
10.7 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende instala primeiro Ecolugar no concelho

Esposende instala primeiro Ecolugar no concelho

© CM Esposende

Foi hoje instalado, no Campo de São Miguel, Marinhas, o primeiro Ecolugar no concelho de Esposende, fruto da parceira da Resulima com o Município de Esposende e a União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra. O Ecolugar é um ponto intermédio de recolha, entre o Ecoponto e o Ecocentro, destinado a recolher volumes maiores de resíduos destinados a valorização por reciclagem, sendo composto por dois contentores de cinco metros cúbicos para o papel/cartão, dois contentores de três metros cúbicos para o vidro e dois contentores de cinco metros cúbicos para embalagens.

Para o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, a instalação dos Ecolugares insere-se “na estratégia ambiental do Município de Esposende que visa proporcionar as melhores condições de apoio para os habitantes do concelho no que diz respeito à separação de resíduos”.

Esposende regista um crescimento contínuo e assinalável na quantidade de resíduos depositados nos ecopontos e encaminhados para reciclagem. Com os Ecolugares, perspetiva-se um aumento significativo pois permitem uma maior facilidade de deposição de resíduos mais volumosos, nomeadamente produzidos por comerciantes e pequenas empresas.

Benjamim Pereira apela a uma maior interiorização do hábito de reciclar, sob pena de os custos do depósito de cada tonelada de resíduos no aterro da Resulima se ver refletido num aumento das tarifas do serviço de resíduos aplicados às famílias e às empresas.

Para o presidente do Conselho de Administração da Resulima, Miguel Lisboa, este modelo inovador de recolha permite “aumentar a capacidade de recolha, por ser um complemento aos ecopontos e permitir uma maior facilidade de deposição, nomeadamente no que diz respeito ao cartão e às embalagens, dada a maior dimensão dos locais de abertura dos contentores”.

A instalação do Ecolugar contou, ainda, com as presenças do administrador da Resulima, Miguel Ferreira, do Presidente da Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva e do Administrador da Esposende Ambiente, Paulo Marques.

A Resulima é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos em seis municípios do Vale do Lima e Baixo Cávado e pretende, com os Ecolugares, promover o encaminhamento dos resíduos de embalagens para valorização, dando o seu contributo para o desenvolvimento sustentável e para a economia circular.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES