Domingo, Abril 14, 2024
20.4 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende instala mais de 100 armadilhas para evitar novos ninhos de vespa...

Esposende instala mais de 100 armadilhas para evitar novos ninhos de vespa asiática

© CM Esposende

O Município de Esposende está a proceder à instalação de mais de 100 armadilhas para capturar a vespa velutina nigrithorax, vulgarmente conhecida por vespa asiática. As armadilhas, com atrativo alimentar, colocadas uma por cada quilómetro quadrado concelhio, são construídas com materiais reutilizados e serão monitorizadas regularmente, quer para a substituição do isco, quer para contagem do número de exemplares capturados por armadilha.

O objetivo desta ação é a captura de novas fundadoras, visando assim a diminuição de novos ninhos.

Este plano assenta em três ações que visam a implementação de estratégias coordenadas de combate à vespa velutina nos seis municípios do Cávado, com o desenvolvimento e aplicação de um plano de gestão integrado; a aquisição de equipamentos para o controlo da vespa velutina; e a divulgação da problemática associada à introdução desta espécie exótica invasora em Portugal Continental e promoção da sensibilização pública para os riscos associados para adoção de boas práticas.

O Município de Esposende pede à população que não danifique as armadilhas para que estas possam cumprir o seu propósito.

Sempre que localizado um ninho de vespa velutina deverá ser comunicado aqui ou junto da Câmara Municipal de Esposende.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES