Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
7.3 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende dinamiza Rede Social para as metodologias participativas

Esposende dinamiza Rede Social para as metodologias participativas

© CM Esposende

No âmbito do projeto financiado Cultura para Todos, o Município de Esposende está a promover workshops sobre “Metodologias Participativas: da ideia à prática”. O Município pretende, desta forma, contribuir para a capacitação e melhoria da qualidade dos serviços prestados nas organizações que integram a Rede Social de Esposende.

O primeiro momento de capacitação decorreu no passado dia 11 de novembro, na Casa da Juventude, onde se contou com a colaboração do sociólogo Alcides A. Monteiro, diretor do 2º Ciclo em Empreendedorismo e Inovação Social. Participaram 24 profissionais de 13 instituições do concelho com respostas sociais dirigidas às pessoas mais velhas, e ainda, do Município de Esposende. Privilegiou-se o envolvimento dos/as profissionais que trabalham em respostas sociais dirigidas a esse grupo etário, pretendendo-se, assim, dar respostas aos desafios que se prendem com o envelhecimento. A próxima ação decorrerá no dia 25 de novembro.

A promoção destas dinâmicas visa alavancar as linhas estratégicas e metas de intervenção que vão orientar a definição de um Plano Estratégico Local de Promoção para a Longevidade, em construção, cujo objetivo é contribuir para a maior qualidade de vida e reafirmação dos direitos de cidadania das pessoas mais velhas.

Para atingir esse objetivo é necessário otimizar recursos e repostas do território, que aumentem a sua capacidade funcional, os seus níveis de participação, os padrões de saúde, segurança, acessibilidade e felicidade, por forma a favorecerem a educação ao longo da vida, o diálogo entre gerações e reafirmem os valores do respeito, dignidade e autonomia.

A Rede Social de Esposende tem fomentado uma dinâmica social e colaborativa, no Município de Esposende, integrando os recursos institucionais e a participação direta dos/as promotores/as e beneficiários/as, assim como o envolvimento da comunidade, assumindo como principal objectivo o desenvolvimento de políticas que propiciem a longevidade com qualidade de vida das pessoas, assim como o seu comprometimento com o espírito de cidadania e os valores de uma democracia participativa e solidária, com recurso à arte, desporto, cultura e inclusão social, associado ao bem-estar físico e saúde.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS