Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
3.9 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende debateu gestão integrada de fogos rurais

Esposende debateu gestão integrada de fogos rurais

© CM Esposende

Esposende recebeu uma Reunião da Comissão Sub-regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Cávado. Esta reunião iniciou com a componente deliberativa, tendo sido apresentado pela Agência de Gestão Integrada de Incêndios Florestais (AGIF), de forma sucinta, o recentemente aprovado Plano Regional de Ação de Gestão Integrada de Fogos Rurais Norte.

Seguiu-se a sessão técnica relacionada com as fichas de projeto do Programa Sub-regional de Ação do Cávado e ficou definido o cronograma das próximas sessões de trabalho.

As inúmeras entidades que constituem a Comissão Sub-regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Cávado estão emprenhadas na elaboração do Plano Sub-regional, no sentido de dar cumprimento ao estabelecido no DL n.º 82/2021, de 13 de outubro, de posicionar o território para se poder candidatar aos próximos fundos comunitários, e acima de tudo, de forma concertada se tentar aumentar a resiliência do território aos grandes incêndios rurais.

A Comissão Sub-regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Cávado é um órgão de coordenação que têm como missão a execução da estratégia de gestão integrada de fogos rurais à escala sub-regional, a articulação dos programas de gestão do fogo rural e de proteção das comunidades contra incêndios rurais, assim como programas conexos de entidades públicas e privadas e o respetivo planeamento à sua escala.

Assume particular importância no território abrangido, uma vez que os espaços florestais representam 51% da área total da região, sendo que estão cerca de 600 empresas ligadas ao setor que promovem mais de 2200 empregos diretos na floresta, além da existência de duas importantes áreas protegidas, o Parque Nacional Peneda-Gerês e o Parque Natural Litoral Norte.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS