Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
10.1 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende convida a fechar a torneira por uma hora no Dia Mundial...

Esposende convida a fechar a torneira por uma hora no Dia Mundial da Água

DR

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março, a Esposende Ambiente e o Município de Esposende convidam a população a associar-se à iniciativa H2Off, fechando a torneira por uma hora.

Esposende associa-se, assim, à campanha “H2Off – Hora de fechar a torneira” da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas Residuais, a qual apela à consciencialização e adoção de novas práticas face ao recurso escasso e essencial que é a água, desafiando os cidadãos a não consumirem água durante uma hora. O apelo é, pois, para que, do dia 22 de março, às 22h00, as pessoas se juntem a este movimento simbólico e fechem as torneiras, nem que seja por uma hora.

Em Esposende, este gesto, deliberado e consciente, poderá corresponder a sensivelmente 182 000 litros, valor equivalente ao consumo de água registado, por hora, no passado dia 15 de março.

A iniciativa “H2Off – Hora de fechar a torneira” visa, pois, promover o uso consciente e eficiente da água, apelando a boas práticas e mudança de comportamentos em nome da sustentabilidade deste recurso escasso, mas essencial à vida. A Esposende Ambiente e o Município de Esposende partilham a preocupação da ADPA e apelam à participação da população nesta ação, que se encontra alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes à “garantia de água potável e saneamento para todos”, “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” e ao “combate às alterações climáticas”.

De relembrar que o Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU para promover a reflexão sobre os problemas relacionados com os recursos hídricos, de modo a potenciar a consciencialização e adoção de novas práticas face a este recurso escasso e básico. A falta de disponibilidade de água é um problema com extensão planetária e conforme referido pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nas comemorações do Dia Mundial da Água em 2020 “…se o mundo não atuar com urgência, entre 3,5 e 4,4 bilhões de pessoas viverão em 2050 com acesso limitado a água”. Em Portugal o consumo médio de água só no setor doméstico ronda os 124 litros de água por habitante, valor superior aos 110 litros indicados pela ONU como aceitável.

Neste contexto, importa impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciencialização clara e atuante sobre o uso correto e eficiente da água.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS