Quinta-feira, Maio 26, 2022
26.2 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende conserva espólio do naufrágio quinhentista de Belinho1

Esposende conserva espólio do naufrágio quinhentista de Belinho1

© CM Esposende

O Serviço de Património Cultural do Município de Esposende desenvolve, desde 2014, ações de preservação e conservação dos artefactos recuperados do naufrágio quinhentista de Belinho1. Neste âmbito, continuam os trabalhos de dessalinização do importante conjunto de mais de 80 peças madeiras do navio, a grande maioria arrojadas na praia de Belinho e recuperadas com o auxílio dos achadores Luís Calheiros e Emanuel Sá, João e Alexandre Sá.

A conservação de material proveniente de contextos subaquáticos salinos é um trabalho complexo, demorado e que exige à equipa de conservação estudo constante. É uma luta constante em que o sal, a temperatura, a humidade relativa e o oxigénio são inimigos implacáveis da conservação destes objetos.

A investigação realizada às madeiras, no âmbito do projeto ForSEADiscovery, contou com arqueólogos e especialistas em dendocronologia, apoiados por voluntários, um especialista em construção naval em madeira e pelos achadores João e Alexandre Sá.

Um dos resultados do estudo foi a identificação do tipo de madeira, proveniente de florestas de carvalhos Europeus (“Quercus robur/ Q. petraea”), incluindo carvalhos Ibéricos (“Q. pyrenaica / Q. faginea”), permitindo concluir que se trata de um navio de construção ibérica.

A mais recente publicação dos resultados da investigação intitula-se “The Belinho 1 Shipwreck, Esposende, Portugal”, da autoria de Ana Almeida, Tânia Casimiro, Filipe Castro, Miguel Martins, Alexandre Monteiro e Rosa Varela Gomes, editada pela internacional e prestigiada Springer Nature.

No ano em que se assinalam os 450 anos da Carta Régia de Esposende, datada de 19 de agosto de 1572, convidamos todos os interessados a mergulhar nesta história, numa visita à exposição “Patrimónios Emersos e Submersos – Do Local ao Global”, patente no Forte de S. João Baptista, aberta todos os dias, exceto à segunda-feira.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS