Domingo, Fevereiro 25, 2024
13.4 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende celebra o Natal com programação recheada

Esposende celebra o Natal com programação recheada

© CM Esposende

Dezembro anuncia a chegada do Natal e o Município de Esposende e a ACICE programaram uma série de atividades e animação de rua que constituem o “Natal Encantado”, abrindo portas a um mundo mágico.

O Natal Encantado de Esposende oferece uma gama de atrações para públicos de todas as idades, tendo como principal objetivo “a promoção dos valores da família que devem prevalecer nesta quadra, proporcionando um cenário que compõe o nosso imaginário infantil e que desperta com o acionar da iluminação de Natal”.

Até 7 de janeiro de 2024 há uma programação diversa que pretende contribuir para a concretização de “um Natal encantado”, com muita animação de rua, um Mercado Natal e Aldeia Natal, concertos musicais e teatro, Parada de Natal e bailado.

A Passagem de Ano também está contemplada neste plano do Natal Encantado de Esposende, assim como os cantares de Reis e Cantares ao Menino que abrem o novo ano.

Especialmente direcionado para os mais novos, a Aldeia Natal estará localizada no renovado Largo Rodrigues Sampaio e na zona Ribeirinha, de 8 a 23 de dezembro, acolhendo também um mercado e um programa diversificado, reunindo atividades para toda a população, com carrosséis, pistas de carrinhos, circuito de arborismo e uma mini montanha-russa. A Aldeia Natal, situada no Largo Rodrigues Sampaio, apresenta uma enorme árvore de Natal, ladeada pela Casa do Pai Natal e pelo Carrossel de Natal.

A ligação entre estes e outros pontos da cidade de Esposende será feita pelo Mini-Bus natalício.

Neste espaço central de Esposende será, ainda, reeditada a iniciativa Natal ESLocal, vocacionada para a promoção e venda de produtos, degustações e fusões, apresentando uma diversificada oferta que vai desde a doçaria ao artesanato e produtos agroalimentares, destacando os hortícolas da época. No módulo de cozinha serão apresentadas propostas com sabor a Natal, “recriadas” com tradição e inovação, da responsabilidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, da Escola Profissional de Esposende e de pastelarias locais.

Na área do artesanato e agroalimentar, os visitantes poderão encontrar, entre outras, peças em madeira para decoração, cristais, velas, bonecos em croché, macramé, lenços bordados, bonecas, malas, carteiras, bijuteria diversa e doçaria local.

Envolvendo a Delegação de Esposende do APPACDM de Braga, foi lançado o desafio de se realizar uma oficina criativa, assente na reutilização e decoração de caixas e sacos com efeitos natalícios, numa lógica de sustentabilidade e muita imaginação, os quais serão utilizados, embrulhando os melhores presentes deste Natal.

No dia 17 de dezembro, a partir das 15:30, Esposende volta a reunir para acolher a Parada de Natal, com passagem do cortejo pelo Largo Dr. Fonseca Lima, Rua 1º de Dezembro, Largo Rodrigues Sampaio e chegada à Zona Ribeirinha.

Da programação cultural fazem parte o teatro infantil “A Cinderela” (dia 3), pela Companhia “Capoeira”, o concerto “Universo Coral Inglês”, pelo Coro Sonus Aura (dia 3), conto musical “A Centelha”, pelas Classes de Conjunto Vocais da Escola de Música de Esposende (dias 9, 10 e 16), o “Concerto de Natal”, pelo Coro Sénior de Esposende e a Orquestra da Costa Atlântica (dia 10), o concerto “Em Talha Dourada – Natal Barroco”, pelo Coro Ars Vocalis e o Ensemble Cuore Armonico (dia 16), o conto musicado “E se a Música te contasse a História do Capuchinho Vermelho?”, pela Orquestra da Costa Atlântica (dia 17), o bailado “O Quebra-Nozes”, pela Academia de Bailado de Esposende (dias 21 e 22), o concerto “VENI! VENI!”, pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende (dia 22), o concerto “Noite de Reis”, pelo Ensemble Cardo-Roxo (dia 6 de janeiro) e o Encontro “Cantares ao Menino” (dia 7 de janeiro).

A animação natalícia de rua contempla ainda a participação do Quinteto de Metais da Banda de Música de Belinho (dia 8), da Orquestra de Sopros da Escola de Música da Banda de Antas (dia 10), assim como “Soldadinhos de Natal” (dias 10 e 16) e Táxi Duende (dia 23) e bailado.

A exposição “O meu Natal é ecológico” estará patente de 7 de dezembro a 5 de janeiro e realizam-se as oficinas “O saber não ocupa lugar: Arranjos de Natal com secos” (dia 16) e oficinas de férias de Natal (dias 19, 20, 21 e 27).

Histórias em família «Sortido de Contos de Natal», com Virgínia Millefiori (dia 10), desfile Upcycling “Linhas de Partilha” (dia 11) e Natal dos Leitores (dia 13) complementam a programação.

A Passagem de Ano está marcada para a Zona Ribeirinha de Esposende com animação musical e uma sessão de fogo de artifício para receber o novo ano. A festa irá decorrer das 23:00 às 03:00, na zona ribeirinha, onde estará montada uma tenda gigante para os festejos. A entrada é livre.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES