O Município de Esposende vai assinalar o Dia Mundial da Música, que se celebra a 1 de outubro, através de uma programação cultural dirigida a todas as idades, cuja cabeça de cartaz é a cantautora Luísa Sobral.
No próprio dia da celebração, a 1 de outubro apresentam-se dois concertos. O primeiro, pelas 15:00, no Auditório Municipal de Esposende, será interpretado pelo Coro Sénior da Fundação Manuel António da Mota, com direção artística de Tiago Oliveira e Rui Vilhena. O concerto integra-se igualmente no âmbito do programa Ativo +, do Município de Esposende, pretendendo ainda assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se celebra no mesmo dia. Às 19:00, no Auditório da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, apresenta-se o Quarteto Vocal da Escola de Música de Esposende, num concerto comentado dedicado às famílias. A música viajará por diversos estilos e sonoridades, percorrendo muitos territórios e distintas sensações. Serão intérpretes os professores da EME Ana Sofia Vintena (soprano), Helena Venda Lima (contralto), Ernesto Clemente (tenor) e Nuno Areia (barítono), com comentários do musicólogo e docente da mesma escola Joel Zão.
No dia 4 de outubro apresenta-se no Auditório Municipal de Esposende, às 21:30, a cantautora Luísa Sobral, no âmbito da rubrica “Conta-me Histórias”. Trata-se de um ciclo de conversas-concerto em que a palavra e a música se entrelaçam com o objetivo de, pela mão de conhecidos músicos do panorama musical português, proporcionar ao público um espetáculo mais próximo do artista, onde quem dita as regras é a boa disposição e a irreverência. Nesta sessão, Luísa Sobral, acompanhada pela sua guitarra, partilhará com o público alguns dos momentos mais marcantes da sua carreira, assim como curiosidades do seu percurso e processo criativo, como cantora e compositora, com enfoque para algumas das suas canções, como “Amar pelos Dois”, que, pela voz do irmão Salvador, garantiu a primeira vitória de Portugal no Festival Eurovisão da Canção. A conversa será mediada pelo programador cultural e jornalista musical Artur Silva, e pelo jornalista e crítico literário Tito Couto.
No dia 5 de outubro, a Escola Coral de Esposende, com os seus projetos Coro de Pequenos Cantores de Esposende e Coro Ars Vocalis, apresenta o Concerto “KEFI MERAKI”, no lançamento da sua nova temporada artística 2024/2025. Agendado para a Igreja Matriz de Apúlia, às 21:30, o concerto pretende celebrar a arte dos sons, dando um novo ímpeto para uma temporada abraçada por um permanente espírito de alegria e júbilo (KEFI – temporada CPCE) e onde cada momento, cada som e cada concerto, é preparado com alma, deixando um pouco de cada um dos intérpretes em cada uma das performances deste ano (MERAKI – temporada Ars Vocalis).
No dia 6 de outubro apresentam-se duas propostas dirigidas muito em particular para o público infantil. Às 11:00, o Museu do Sargaço, em Apúlia, acolhe o Conto Musicado “Encantos da Floresta: Histórias e Melodias”. Enquadrado na rubrica “E se a música te contasse uma história?”, com curadoria da Orquestra da Costa Atlântica, este é um espetáculo mágico que combina a arte de contar histórias e música, para transportar o público a um universo de florestas encantadoras. Narrado pela contadora de histórias Mariana Machado, e acompanhado pelo músico Pedro Teixeira (oboé), o espetáculo guiará as famílias ao longo da sessão por narrativas cativantes que exploram diferentes tipos de florestas: as exuberantes florestas tropicais, as misteriosas florestas antigas, as submersas florestas marinhas e as tranquilas florestas de planícies. Às 16:00, o Auditório Municipal de Esposende acolhe a peça de teatro “Os Músicos de Bremen”, uma das mais famosas obras dos Irmãos Grimm, que conta a história de um burro, um cão, um gato e um galo e das suas aventuras até chegaram a Bremen para cumprirem o sonho de se tornarem músicos. A encenação do espetáculo é assinada Tiago Ferreira, numa interpretação de A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos.
Na segunda quinzena de outubro o Município de Esposende apresenta ainda mais duas propostas musicais. Assim, dia 19 de outubro, sábado, às 21:30, apresenta-se, na Igreja Paroquial de Antas, a Orquestra da Costa Atlântica, com o solista Carlos Leite (trompete). Intitulado “Rivalidades!?”, o concerto convida o público a mergulhar no vibrante e complexo mundo da música clássica, onde as relações entre compositores são tão intrigantes quanto as obras que criaram. Dirigida pelo maestro Luis Miguel Clemente, a OCA irá interpretar obras de três das mais destacadas personalidades da música erudita europeia do período clássico: Haydn, Salieri e Mozart. Este concerto é uma celebração da diversidade e riqueza do repertório clássico e uma homenagem aos mestres que moldaram a história da música.
A encerrar este mês dedicado à música, no dia 25 de outubro, sexta-feira, apresentam-se no Museu Municipal de Esposende, às 21:30, a Orquestra Sinfonietta de Braga e o solista Gonçalo Filipe de Sousa, na harmónica cromática. Através da rubrica “Falando de Música”, os intérpretes convidam o público a um passeio musical por diferentes culturas e épocas, num concerto repleto de diversidade, através do folclore europeu, com obras de Edvard Grieg, Alan Hovhaness e George Martin. Neste concerto, o público poderá apreciar o raro dueto intimista entre harmónica e cordas, numa experiência que promete emoções profundas, onde cada nota contará uma história de encanto e descoberta. O solista Gonçalo Sousa encerrará a noite com um solo de harmónica, que desafiará os limites do instrumento.