Domingo, Maio 26, 2024
21.1 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Esposende celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

© CM Esposende

O Município de Esposende vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora a 18 de abril, este ano subordinado ao tema “Património e Mudança”.

Esposende vai levar a cabo um programa comemorativo entre os dias 14 e 18 de abril, procurando envolver a comunidade em torno desta temática.

A programação inicia-se com a estreia da 1.ª edição do “Ciclo de Música Sem Tempo” em Esposende. Neste âmbito, no dia 14 de abril, sexta-feira, pelas 21:30, terá lugar, no Forte de São João Baptista, o concerto “Música de dança tradicional irlandesa & melodias ancestrais para harpa”, com a harpista irlandesa Laoise Kelly.

No dia 15, sábado, a partir das 10:30, esta artista irá dinamizar a oficina musical “Melodias Ancestrais Irlandesas”, na sede de Esposende da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra. Já no período da tarde, decorrerão as sessões “Património e Mudança”, nas quais serão abordadas algumas descobertas de vestígios arqueológicos expostos, nomeadamente, nas zonas litorâneas. A primeira sessão terá lugar em Fão, na sede da União de Freguesias Apúlia e Fão, a partir das 14:30. Intitulada “Património e mudança em Fão”, esta conferência será dinamizada pela arqueóloga municipal Ana Almeida e por Ana Isabel Lopes, investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. Pelas 18:00, os interessados têm encontro marcado na Foz do Rio Neiva, para a tertúlia-visita “Sabias que?! Património e Mudança em Antas”, numa parceria com a Associação Rio Neiva. A realização da visita desta última iniciativa está sujeita às condições climáticas.

No dia 18 de abril, terça-feira, decorrerá uma oficina de Pão de Bolota, no Castro e Centro Interpretativo de São Lourenço, dirigida à comunidade educativa, na qual os mais novos terão oportunidade de conhecer o processo de fabrico de pão de bolota e de o saborear.

Todas as iniciativas têm entrada livre, podendo a programação ser consultada na agenda online do Município de Esposende.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES