Sábado, Agosto 13, 2022
16.7 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende celebra Dia de São Tiago com peregrinos

Esposende celebra Dia de São Tiago com peregrinos

© CM Esposende

O Município de Esposende vai comemorar o dia de São Tiago, no próximo 25 de julho, com iniciativas que visam envolver todos os que percorrem o Caminho da Costa para Santiago de Compostela.

O dia de São Tiago é celebrado em 25 de julho em homenagem ao padroeiro dos peregrinos, dos alquimistas e dos cavaleiros. Em Esposende, a Associação Via Veteris e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa associam-se ao Município nas comemorações. 

Entre as 07:00 e as 18:00, junto à Ponte de D. Luís Filipe (Gandra), estará montada uma estrutura para receção ao peregrino, com o objetivo de assinalar a efeméride e oferecer alguns give aways aos peregrinos, o novo desdobrável “Santiago por Esposende”, postais comemorativos, um pequeno lanche constituído por fruta, água, doces “Vieira de Santiago”, para além da prestação de auxilio das forças de socorro locais (Cruz Vermelha Portuguesa), em caso de necessidade.

Às 09:00 formaliza-se a reabertura do “Ponto de Apoio ao Peregrino”, na Rua Narciso Ferreira, em pleno traçado do Caminho Português da Costa, bem próximo da Praça do Município, com inauguração do novo painel/mural do exterior da fachada.

Às 10:00, seguindo a longa tradição da freguesia de Belinho, em colaboração com as comissões que elaboram os tapetes de flores na procissão do Senhor dos Enfermos de Belinho, o troço do caminho de Santiago será decorado com um tapete de flores, com motivos ligados à peregrinação jacobeia. 

A encerrar as comemorações, às 19:30, caminheiros e amigos do caminho participam numa “Queimada Galega”, no Albergue de São Miguel de Marinhas.

Esposende tem registado um aumento significativo de peregrinos, conforme revela o acolhimento que o Albergue de S. Miguel regista: desde a abertura, há 11 anos, e até ao final do ano de 2021, acolheu 29.384 peregrinos.

Este aumento resulta, em larga medida, da cooperação institucional que envolve os municípios do litoral, entre o Porto e Valença, resultado na dinamização do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS