Sábado, Outubro 23, 2021
16.2 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende associa-se ao combate da espécie invasora erva-das-pampas

Esposende associa-se ao combate da espécie invasora erva-das-pampas

Wilder

O Município de Esposende aderiu à Aliança Estratégica Transnacional de luta contra a erva-das-pampas (Cortaderia selloana).

Esposende associa-se, assim, a este movimento integrado no projeto LIFE Stop Cortaderia, cujo objetivo é o controlo da expansão desta espécie exótica invasora.

Com esta adesão, o Município passa a integrar a lista pública e a fazer parte de uma rede de entidades contra a Cortaderia, podendo utilizar o selo que confirma a adesão. Além de receber notícias acerca dos avanços sobre investigação e gestão da espécie, a Autarquia de Esposende tem acesso à informação, documentos de resultados e conclusões dos trabalhos levados a cabo no âmbito do LIFE STOP Cortaderia, podendo ainda solicitar aconselhamento aos técnicos do LIFE STOP Cortaderia acerca dos seus planos ou iniciativas para a luta contra esta espécie invasora.

Integrado também na estratégia de controlo da expansão da Cortaderia selloana, o Município, com o apoio da Infraestruturas de Portugal e do ICNF-Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, vai apresentar uma candidatura ao Fundo Ambiental, com vista ao combate desta espécie no concelho e, assim, cumprir um dos grandes objetivos de preservação da biodiversidade autóctone através da implementação de medidas para reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras em ecossistemas terrestres.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS