Segunda-feira, Maio 27, 2024
23.6 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende assinalou Dia de São Tiago

Esposende assinalou Dia de São Tiago

© CM Esposende

O Município de Esposende comemorou o dia de São Tiago – 25 de julho – com iniciativas que envolveram os peregrinos que percorrem o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, homenageando o padroeiro dos peregrinos, dos alquimistas e dos cavaleiros. A Associação Via Veteris, a Junta da União de Freguesias de Esposende Marinhas e Gandra e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa associaram-se ao Município nas comemorações.

Além de uma caminhada que, a 22 de julho, antecipou a efeméride, o dia 25 de julho contou com uma receção aos peregrinos, junto à Ponte D. Luís Filipe, em Gandra, onde esteve montada uma estrutura para esse efeito. Aos peregrinos foi oferecida fruta e água, assim como postais alusivos à data. Os peregrinos foram, ainda, convidados a colaborar na pintura de uma seta amarela que está agora bem patente no piso da via, com a mensagem de Bom Caminho.

Tendo como mote “O Caminho de Santiago pelas nossas mãos..:”, foi inaugurada, no Centro de Informação Turística, uma exposição com trabalhos de vários artesãos de Esposende, tendo como denominador comum a temática dos Caminhos de Santiago.

Esta exposição está patente até 31 de agosto e conta com curiosos trabalhos elaborados pelas mãos de Alberta Domingues, Artur Fernandes, Carla Alves, Celestino Silva Cristina, Reis, Denise Santos, Dores Viana, Fernanda Regado, Graça Almeida, Isabel Sá Fernandes, Juan Carlos Guisasola, Lily Dardenne, Luísa Queiroga e Susana Fernandes.

A encerrar as comemorações do Dia de Santiago, ao final da tarde, caminheiros e amigos do caminho participaram num lanche com “Queimada Galega”, no Albergue de São Miguel de Marinhas.

O Caminho Português da Costa de peregrinação a Santiago de Compostela está assinalado em Esposende por vários marcos, placas e setas indicativas do itinerário em território do concelho.

Tendo sido usada a Via Veteris, na Idade Média, como forma de chegar a Compostela, foi somente na Época Moderna que ganhou relevo o Caminho Português de Peregrinação à cidade de Santiago, onde jazem os restos mortais do Santo Apóstolo.

Por este caminho circulam atualmente milhares de peregrinos que, movidos por diversas formas – a pé, a cavalo, de bicicleta ou até mesmo de barco, seguem as “setas amarelas” sem olhar para trás. Por caminhos esposendenses passaram, quiçá, também alguns monarcas: D. Afonso II, a Rainha Santa Isabel e o rei D. Manuel I, tendo atravessado o Cávado pela Barca (Gemeses – Fonte Boa) rumo a Santiago.

Não é por acaso que ainda se observam, em quantidade, as marcas da devoção e evocação deste espírito de peregrinação, patentes em igrejas, alminhas e cruzeiros, um pouco por todo o concelho, nos seus vinte quilómetros, desde Apúlia até Antas (S. Paio). Nomes como “Estrada Real”, “Estrada dos Cavaleiros” ou “Estrada Velha” (Karraria Antiqua ou Via Veteris) estão ainda bem presentes e indicam-nos sempre um mesmo sentido.

O número de peregrinos nos Caminhos de Santiago duplicou na última década (2013-2022) de 215.879 para 437.511.

O Caminho Francês é o preferido dos peregrinos, tendo sido percorrido por 226.447 pessoas, em 2022, seguido do Caminho Central Portugues (93.048), Caminho Português da Costa (30.520), Caminho Inglês, Caminho Primitivo e Caminho do Norte.

No primeiro semestre de 2023, dos 177.609 que chegaram a Santiago, cerca de metade fizeram o Caminho Francês (51,21%), 27,20% o Caminho Central Português e 21,59% o Caminho Português da Costa.

O Caminho e Portugues da Costa e o Central são percorridos maioritariamente por espanhóis, (36%), portugueses (27%), alemães (9%), italianos (4%), e norte americanos (2%). Em 2013 registou a passagem de 29.550, registando 124.168 em 2022, significando um aumento superior a 300%.

O Porto é a segunda cidade de onde partem mais peregrinos com destino a Santiago de Compostela, logo a seguir a Sarriá, em Lugo.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES