Sábado, Abril 20, 2024
16.9 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende aposta em plataforma interativa para melhorar aprendizagem de Matemática

Esposende aposta em plataforma interativa para melhorar aprendizagem de Matemática

© CM Esposende

O Município de Esposende, em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Cávado, deu continuidade, no presente ano letivo, ao projeto Plataforma Hypatiamat, destinado a melhorar os resultados da comunidade educativa do 1.º Ciclo do Ensino Básico na disciplina de Matemática. Encontram-se envolvidos na dinamização do projeto 742 alunos e 56 docentes, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, e 411 alunos e 44 docentes, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio.

A Plataforma Hypatiamat proporciona um ambiente de aprendizagem “rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem de Matemática, requerendo o empenho de alunos, professores e também de encarregados de educação”. Este projeto foi implementado nas escolas concelhias do 1.º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2021-22, como resposta à preocupação crescente relativamente aos resultados obtidos pelos alunos na disciplina de Matemática.

O Hypatiamat é uma ferramenta digital com muitas aplicações hipermédia focadas nos conteúdos de Matemática, orientado de forma direta para os alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade e pretende aproveitar o gosto natural que os alunos têm por ambientes tecnológicos no sentido de tornar a aprendizagem de Matemática aprazível e, assim, melhorar a aprendizagem e o rendimento escolar.

A estratégia pedagógica da aplicação é desenhada com o objetivo de “despertar junto dos alunos o gosto pela Matemática e uma melhor compreensão da sua natureza”. Faz uso das tecnologias em sala de aula, através dos recursos disponíveis na plataforma, entre os quais os jogos Hypatiamat, destinados à promoção de competências lógico-matemáticas e também de competências transversais.

Constitui igualmente um instrumento de intervenção preventiva do Projeto Literacia no Cávado, integrado na 2.ª fase do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, sendo uma prioridade estratégica no contexto educativo local, no quadro das medidas de promoção do sucesso escolar, desenhadas e implementadas em articulação com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio.

No âmbito das medidas de implementação e dinamização deste recurso digital, releva-se a realização de oficinas de capacitação Hypatiamat dirigidas a docentes, a realização de sessões de esclarecimento de dúvidas e apoio à distância e visitas de acompanhamento técnico às escolas, por parte da equipa técnica do projeto que tem destacado a elevada adesão de docentes e alunos dos agrupamentos concelhios.

O envolvimento dos alunos e docentes na dinamização dos trabalhos e atividades culminará na realização do Campeonato de Cálculo Mental Hypatiamat, de âmbito nacional, no final do ano letivo.

Os docentes, em geral, consideram que, ao nível da aprendizagem dos alunos, a plataforma estimula o trabalho individual, com recurso a aplicações de conteúdos e jogos sérios e outros conteúdos diversificados, de acordo com o ritmo de desenvolvimento de cada um e facilitando a apropriação de vocabulário específico. O back-office da plataforma permite, também, uma monitorização e orientação das aprendizagens.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES