
Em 2024, a Esposende Ambiente disporá de um orçamento de cerca de 8 milhões de euros, sendo que o Plano Plurianual de Investimentos se cifra na ordem de um milhão e setecentos mil euros, de acordo com os Instrumentos de Gestão Previsional da empresa municipal, aprovados em Assembleia Geral e já apresentados à Câmara e à Assembleia Municipal de Esposende.
São pressupostos assumidos pelo órgão de gestão manter a empresa municipal com “boas contas” e como uma “referência ao nível nacional” no contexto das entidades gestoras “em baixa”.
Para 2024, foi determinada a atualização do tarifário em 3,3%, com base na “taxa de inflação prevista para o ano de 2024 e em linha com a atualização do seu principal fornecedor”, Águas do Norte, S.A., que “detém o maior peso na estrutura da empresa municipal”. Continuará, contudo, a “promover a acessibilidade económica dos serviços essenciais que presta, pelo apoio às famílias através dos tarifários especiais, quer através da Tarifa Social que disponibiliza aos utilizadores financeiramente mais vulneráveis, quer através da Tarifa para Famílias Numerosas, e ainda do Tarifário Especial para Corpos de Bombeiros”.
A adesão aos sistemas públicos, sempre que os mesmos se encontrem disponíveis, contará com a isenção de pagamento das taxas de ligação aos sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais e de abastecimento de água, de forma a fomentar a universalização do acesso destes serviços essenciais, por razões sociais, ambientais e de saúde pública.