Quarta-feira, Junho 12, 2024
21.2 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende abre concurso para requalificar Unidade de Saúde de Apúlia

Esposende abre concurso para requalificar Unidade de Saúde de Apúlia

A obra, com prazo de execução de 180 dias, prevê a requalificação total do edifício.

© CM Esposende

O Município de Esposende vai avançar com o concurso público para a requalificação da Unidade de Saúde de Apúlia, de acordo com deliberação hoje aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara. A obra, com preço base de 1.007 euros e prazo de execução de 180 dias, prevê a requalificação total do edifício, adequando-o às atuais necessidades.

Os trabalhos contemplam a remodelação do interior do edifício, reorganizando os espaços para possibilitar a separação entre as áreas utilizadas pelos utentes das de utilização exclusiva dos profissionais. Com acesso a partir da Avenida da Praia, a entrada principal será recentrada na que, outrora, fora a da Escola Primária. Serão reabilitadas as fachadas do edifício da construção mais recente, paredes e vãos, bem como a cobertura, adaptando-as às exigências de conforto térmico e conservação energética. O projeto prevê, ainda, a substituição das caixilharias e vidros do edifício original por outras de maior eficiência térmica e acústica.

A atual Extensão de Saúde data de 1997, sendo das primeiras gerações destes edifícios da saúde. Mais recentemente, foi atualizado com a intenção de o aproximar às novas tendências de organização funcional dos espaços de centros de saúde e possibilitando a instalação de uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) com 5 médicos, 7 enfermeiros, 4 secretários clínicos, 2 assistentes operacionais e 1 interno.

“Após o encerramento motivado pela deterioração da qualidade do ar, percebeu-se a necessidade de uma intervenção global, tendo o Município de Esposende encetado, desde logo, diligências para a execução da obra e obtenção do necessário financiamento”, esclarece o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, notando que “desde a primeira hora, o Município esteve sempre ao lado da população, procurando a melhor solução para as necessidades de saúde destes utentes”.

Benjamim Pereira adianta que “fruto do empenho do Município também vai ser concretizada a construção de um novo Centro de Saúde em Esposende, num investimento global de 6 milhões de euros, estando prevista para breve a assinatura do respetivo contrato de financiamento, depois de ter assinado, há dias, o termo de aceitação”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES