Sábado, Setembro 18, 2021
17.2 C
Braga
InícioEducaçãoEsperança Pereira é a nova presidente da Escola Superior de Enfermagem da...

Esperança Pereira é a nova presidente da Escola Superior de Enfermagem da UMinho

Esperança Pereira / UMinho

A professora Esperança Pereira toma posse esta sexta-feira como presidente da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (ESE). A cerimónia realiza-se às 17:00, no auditório da ESE, no campus de Gualtar, em Braga, e conta com a presença do reitor Rui Vieira de Castro. Para o triénio 2021/24, os vice-presidentes da ESE são os docentes Filomena Gomes e Clara Simães.

Esperança do Gago Pereira foi aluna da ESE desde 1980, sendo licenciada em Enfermagem e especialista em Enfermagem de Reabilitação, mestre em Ciências de Enfermagem pelo ICBAS – Universidade do Porto, doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora e pós-doutoranda em Enfermagem pela Universidade Católica do Porto. Na ESE, é professora há 33 anos e ocupou diversos cargos, como a direção da pós-licenciatura em Enfermagem de Reabilitação, a coordenação de unidades curriculares de alguns cursos e a presidência do Conselho da Escola (2017-20). Professora visitante da Universidade Francisco de Paula Santander (Colômbia), tem vários artigos publicados e intervém em conferências e seminários em vários países. É revisora e está na equipa editorial de revistas nacionais e internacionais de enfermagem. Tem tido um papel ativo junto da comunidade científica, educacional e profissional. Participou em programas de intercâmbio, coordenou o grupo de trabalho para a elaboração do Perfil e Certificação de Competência Acrescida da Supervisão Clínica, presidiu a Comissão de Certificação Individual de Competências e faz parte da direção da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde.

A ESE-UMinho é considerada uma referência na Enfermagem, tendo já sido premiada pelo Conselho Ibero-Americano em Honra da Qualidade Educativa, pela Organização das Américas para a Excelência Educativa e pelo Município de Braga. Esta unidade politécnica nasceu em 1912 sob a dependência da Santa Casa da Misericórdia de Braga, com o nome Escola de Enfermagem do Hospital de São Marcos, que mais tarde passou a Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Braga, até ser integrada na UMinho em 2004. Possui o Centro de Investigação em Enfermagem e um polo da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde. Conta com 563 estudantes e 44 docentes e investigadores. A sua oferta educativa inclui licenciatura, mestrados, pós-licenciaturas e cursos breves, promovendo o desenvolvimento científico, técnico, cultural e ético dos estudantes.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS