
O UModa regressa no próximo dia 29 de maio, às 21:00, para a sua 11.ª edição, que terá lugar no Espaço Guimarães, propriedade da Klépierre.
O evento apresenta as coleções finais dos alunos da Licenciatura em Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho, reunindo jovens criadores num dos momentos mais relevantes do seu percurso académico.
Organizado pelos estudantes do primeiro ano do Mestrado em Design para a Comunicação de Moda, o desfile propõe, nesta edição, uma abordagem ao tema “(Des)ligar”. Através da metáfora de um fio condutor, os jovens criadores exploram a forma como relações, memórias e emoções se constroem, transformam e permanecem, num equilíbrio constante entre presença e ausência, encontro e afastamento.
As cinco coleções apresentadas – DNA, Arcanum Cordis, Nós, The Body Keeps the Score e Superconexão – traduzem esta temática em propostas distintas, que refletem o processo criativo e o olhar individual de cada grupo. O desenvolvimento das peças teve como ponto de partida a reutilização de materiais e upcycling, com recurso a tecidos reaproveitados, refletindo uma abordagem mais consciente à criação em moda e ao consumo sustentável.
“O UMODA é uma montra do trabalho que desenvolvemos no mestrado e na licenciatura. É o momento em que abrimos portas à comunidade e mostramos, com orgulho, a criatividade, o rigor e a visão dos nossos estudantes”, afirma Inês do Amaral, docente responsável pela unidade curricular.
A edição deste ano realiza-se, pela primeira vez, no Espaço Guimarães, a convite do próprio centro comercial, reforçando a ligação entre a academia e a comunidade, e aproximando o evento de um público mais alargado.
“É com grande entusiasmo que acolhemos o UModa no Espaço Guimarães. Este projeto dá palco à criatividade de jovens talentos nacionais e cruza a moda com a sustentabilidade. Para o centro, é importante contribuir para a visibilidade de iniciativas como esta, que proporcionam experiências diferentes a quem nos visita”, refere Susana Ferreira, Diretora do Espaço Guimarães.
O desfile é aberto ao público e terá também transmissão em direto através do canal oficial do UModa no YouTube.


