Domingo, Junho 23, 2024
24.5 C
Braga
RegiãoGuimarãesEspaço Guimarães lança concurso para ilustrar tela ecológica no centro da cidade

Espaço Guimarães lança concurso para ilustrar tela ecológica no centro da cidade

© Espaço Guimarães

O Espaço Guimarães, gerido pela Klépierre, acaba de anunciar o lançamento do Concurso “Respira Arte”.

O desafio consiste no desenvolvimento e criação de uma obra de arte original que aborde a temática da sustentabilidade e representa um claro apoio à candidatura da cidade de Guimarães a Capital Verde Europeia 2026, pelo facto de se tratar de um outdoor ecológico, dadas as características tecnológicas do material da tela, que purifica o ar do centro da cidade, tal qual o fariam cerca de 100 árvores.

O concurso conta com o apoio do Laboratório da Paisagem e do Município de Guimarães e está aberto  a todos os artistas a nível nacional, sejam amadores ou profissionais, até ao dia 15 de março, sendo o vencedor anunciado no dia 31 do mesmo mês.

Além de contemplar atribuição de um prémio monetário de 1000 euros, o  vencedor poderá ver a sua arte exposta numa tela gigante de 85 m2, amiga do ambiente, situada num dos locais mais movimentados da cidade, a Avenida Conde Margaride em Guimarães, onde irá permanecer 12 meses para ser contemplado por todos.

Cátia Lima, responsável de marketing do Espaço Guimarães, refere a propósito do Concurso “Respira Arte” que “a iniciativa, além de envolver o mundo cultural e artístico, tem uma componente ecológica da qual nos orgulhamos e que está totalmente alinhada com a política de sustentabilidade da Klépierre e do nosso projeto Act4Good. O nosso objetivo é, não só, melhorar a qualidade do ar para todos os vimaranenses que passam por aquela zona da cidade todos os dias e apoiar a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2026, mas também, naturalmente, torná-la ainda mais bonita e por isso desafiamos os nossos artistas, sejam amadores ou profissionais a participar”.

Após o ciclo de vida de 12 meses da tela, a mesma será doada a uma instituição de solidariedade social, para reutilização.

O regulamento do concurso pode ser consultado aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES