Quinta-feira, Maio 26, 2022
15.7 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesEscola Secundária de Caldas das Taipas recebeu iniciativa do Ano Europeu da...

Escola Secundária de Caldas das Taipas recebeu iniciativa do Ano Europeu da Juventude

© CM Guimarães

A Escola Secundária de Caldas das Taipas foi selecionada para acolher a sessão de arranque do Ano Europeu da Juventude, no âmbito de outras sessões que estão a decorrer a nível nacional, sendo uma em cada distrito.

Em 2022 assinala-se o Ano Europeu da Juventude, que procura colocar em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor – mais ecológico, mais inclusivo e mais digital. Assim, no âmbito deste Ano Europeu, dar-se-á início a um processo de reflexão participativa e participada acerca da construção do futuro da Europa.

O diretor regional do IPDJ, Vítor Dias, explicou que “em cada uma das capitais de distrito foi escolhida uma escola para fazermos aquilo que chamamos a ativação do ano. São sessões curtas, que juntam decisores políticos e os jovens, para falarmos de temas sobre temas que preocupam os jovens, questões de cidadania europeia, ou aquilo que os jovens acham que devem ser a Europa”.

O vereador responsável pela área da Juventude na Câmara de Guimarães, Nelson Felgueiras, tenteou despertar a atenção dos jovens para a participação ativa. “O que pretendemos é ativar e despertar os mais jovens para participarem e darem a sua opinião. De certeza que todos têm opiniões sobre temas – sejam eles quais for. A Comissão Europeia decidiu que este era o Ano Europeu da Juventude e isso é uma coisa importante, é sinal que os mais jovens vão ter uma oportunidade de ouro para deixar o seu cunho”, referiu. “Em Guimarães, queremos trabalhar esta área com intensidade. A ideia é que todos os jovens tenham oportunidade de participar, terem uma voz e serem decisores: agarrarem o destino nas vossas mãos”, sublinhou Nelson Felgueiras.

O Ano Europeu da Juventude tem quatro objetivos principais: destacar a forma como as transições ecológica e digital proporcionam oportunidades à juventude; ajudar as pessoas jovens a tornarem-se cidadãs ativas e empenhadas; promover oportunidades ao alcance das pessoas jovens; integrar uma perspetiva de juventude nas políticas do País e da União Europeia.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS