Escola de Medicina da Universidade do Minho comemora 20 anos
Terça-feira , Outubro 20 2020 Periodicidade Diária nº 2610
Principal / Educação / Escola de Medicina da Universidade do Minho comemora 20 anos

Escola de Medicina da Universidade do Minho comemora 20 anos

Escola de Medicina da Universidade do Minho

A Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM) assinala o seu 20º aniversário esta quinta-feira, dia 8 de outubro, pelas 17h30, no Altice Forum Braga.

A cerimónia conta com intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do presidente da Escola, Nuno Sousa, bem como do professor Peter Scoles, da presidente da Alumni Medicina, Marina Gonçalves, e do presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina, José Diogo Soares.

Está ainda prevista uma cerimónia aos recém-graduados, a entrega de prémios anuais a investigadores, docentes e estudantes, um elogio a figuras da história da EMUM e um protocolo com o Município de Paredes de Coura. O programa inclui também a tomada de posse da presidência da Escola. Para o triénio 2020/2023, Nuno Sousa vai ter como vice-presidentes os professores Jorge Pedrosa, José Miguel Pêgo e Pedro Morgado. Toda a sessão pode ser acompanhada em youtube.com/watch?v=Q-yMuxoREA8.

A EMUM – que até outubro de 2016 se designava Escola de Ciências da Saúde – é uma referência nacional e internacional na área. Na comemoração dos seus 20 anos, implementa um novo currículo com maior flexibilidade e autonomia para os estudantes, com o objetivo de formar “os médicos do futuro”. O cluster desta Escola integra o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS/3B’s), o Centro Clínico Académico (2CA Braga), o Centro de Medicina Digital P5 e a Associação Ciência, Inovação e Saúde (B’ACIS).

No seu percurso destaca-se a qualidade e diversidade dos programas académicos, como a parceria com as universidades de Columbia e Thomas Jefferson (EUA); a afirmação da investigação em vários projetos com fundos europeus; a realização de um terço dos ensaios clínicos em Portugal; os inúmeros galardões individuais e coletivos, como o recente Prémio de Criatividade Tecnológica da SPA pelo ventilador pulmonar Atena; os certificados mundiais “Orpheus” pela excelência dos doutoramentos e “Aspire” pelo ensino e pelo envolvimento dos alunos; e o primeiro lugar nacional desde 2008 (ano dos primeiros graduados) nos exames de seriação para a especialidade médica. A identidade da Escola é marcada pela solidariedade e coesão, pela cultura da avaliação e pela transparência e responsabilidade social.