A Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM) comemora o seu 28º aniversário esta quinta-feira, dia 16, com uma cerimónia solene às 14:30, no seu auditório do campus de Gualtar, em Braga.
A sessão abre com um vídeo e com a entrega do Prémio Almedina ao melhor aluno, seguindo-se as intervenções da presidente da EDUM, Cristina Dias, e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.
O programa inclui ainda, às 15:30, a palestra “Sobre o direito (fundamental) de acesso ao direito e aos tribunais”, pelo diretor da Direção-Geral da Política de Justiça, Jorge Costa, bem como a inauguração da exposição sobre os 70 anos da revista de direito comparado “Scientia Iuridica”, pelo seu antigo diretor e investigador da EDUM, António Cândido de Oliveira.
A Escola de Direito da UMinho tem mais de 1500 alunos inscritos em duas licenciaturas, dez mestrados e um doutoramento. Conta com 33 docentes de carreira e nove trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão. Tem apostado na diversificação do ensino pós-graduado, na crescente internacionalização, no reforço da investigação e na interação com a sociedade.
O seu Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) foi considerado “Muito Bom” na última avaliação da tutela e tem grupos de investigação nas áreas de Direito da UE, Direitos humanos, Estado, empresa, tecnologia, Globalização, democracia e poder, Justiça criminal e criminologia e Laboratório de justiça, além da Escola de Investigadores. A EDUM sedia ainda entidades como o Centro de Estudos Jurídicos do Minho (edita algumas das principais revistas jurídicas do país) e desenvolve parcerias e projetos em todo o mundo.