Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.7 C
Braga
Braga"Escadórios da Humanidade" volta a trazer mais de mil bombeiros ao Bom...

“Escadórios da Humanidade” volta a trazer mais de mil bombeiros ao Bom Jesus de Braga

© Sandra Antunes

A prova de resistência e superação “Escadórios da Humanidade” volta a trazer mais de mil bombeiros ao Bom Jesus de Braga, no dia 30 de setembro.

O evento é organizado pela Associação Família de Elite e da ADN Eventos Desportivos, com a colaboração da Confraria do Bom Jesus do Monte, do Município de Braga e com o apoio institucional da Unesco, da Liga dos Bombeiros Portugueses e dos Bombeiros Sapadores de Braga.

O evento tem início às 08:00 com a concentração de bombeiros no pórtico do Bom Jesus do Monte (onde começa a subida dos Escadórios) e início da prova às 09:00.

Mais de mil bombeiros e de 165 Corpos de Bombeiros de oito nacionalidades (Portugal, Espanha, Polónia, Roménia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha e Inglaterra) entre os quais mais 250 bombeiras a competir.

É a primeira prova, em Portugal, que tem como pano fundo um monumento português, um símbolo nacional.

De acordo com a organização, “os bombeiros portugueses, bem como os colegas estrangeiros destacam esta prova como referência mundial pela sua enorme complexidade e dificuldade, pela capacidade de superação que os atletas têm de demonstrar quer a sua destreza física, mas também psíquica, que determina um final de prova muito doloroso para todos”.

Esta prova consiste na subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus em contrarrelógio e equipados com o equipamento completo de proteção individual de bombeiro (Casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório circuito aberto “ARICA”), no menor tempo possível, com a distância de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros, num espaço de beleza única e que é Património Mundial pela Unesco.

Este ano será realizada a 2.ª Bênção Nacional de Capacetes, uma iniciativa nunca feita antes em Portugal, onde será presidida pelo sacerdote Ricardo Fonseca, também ele bombeiro.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES