Sábado, Setembro 18, 2021
17.2 C
Braga
InícioBragaEngenheiro pede encerramento urgente de ponte em risco de cair em Braga

Engenheiro pede encerramento urgente de ponte em risco de cair em Braga

Pedro Augusto

Um engenheiro civil alertou sobre “a falta de segurança estrutural” da ponte localizada na Rua dos Galos, na freguesia de São José de São Lázaro, em Braga.

De acordo com Pedro Augusto, a estrutura da vetusta ponte foi “concebida para passar carros de bois”, não tendo sido construída para suportar o peso dos veículos que a passam diariamente.

Pedro Augusto

“Sendo engenheiro civil de profissão, alerto para a falta de segurança estrutural da vetusta ponte localizada na Rua dos Galos, sem dúvida concebida para passarem carros de bois mas que, sobre a qual, passam diariamente largas dezenas de veículos ligeiros com peso até 3.500 quilos, dado ser o único acesso da zona do Carandá para Sul. Recomendo que a ponte seja imediatamente encerrada ao trânsito, pendente da imprescindível intervenção que assegure a estabilidade do conjunto da ponte, de modo a evitar prejuízos humanos, culturais e materiais”, alertou Pedro Augusto.

Além do apelo, o engenheiro civil constatou que a ponte “não tem reforço estrutural sob as peças de granito que compõem o tabuleiro”.

Pedro Augusto

“Em termos de cálculo, a resistência do granito à tração é tão baixa que não é considerada. Assim, deveriam existir elementos resistentes aos esforços de tração induzidos pela flexão provocada pelas cargas no tabuleiro. Regulamentarmente, da maneira como se encontra, a ponte tem segurança nula à estabilidade, sendo possível uma rotura frágil do material, ou seja, uma falha súbita e catastrófica do tabuleiro, sem qualquer sinal de aviso”, reforçou.

Pedro Augusto alertou a situação ao Município de Braga, à Proteção Civil e ao Centro Distrital de Operações de Socorro de Braga.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS