No âmbito do projeto “Energizarte”, a União de Crespos e Pousada acolhe agora duas instalações de arte através de uma parceria que envolveu a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal de Braga e a Fundação EDP. As intervenções artísticas transformaram por completo o posto da EDP de Pousada e a EB1 de Crespos.
Juntando artistas consagrados (João Martinho Moura, Sebastião Peixoto e José Pedro Santos) com artistas locais, o projeto consistiu num processo participativo com a população local de forma a dar corpo a um conjunto de intervenções artísticas, tendo por base o património cultural, as tradições locais e as situações sociais concretas.
José João Correia, presidente da União de Freguesias de Crespos e Pousada, parabenizou a Câmara Municipal de Braga e a Fundação EDP pela “iniciativa relevante e de interesse do ponto de vista social e cultural”, agradecendo também o “empenho e compromisso do Agrupamento de Escuteiros de Crespos, da Comunidade Escolar da EB1 de Crespos, bem como de todos aqueles que participaram na iniciativa”.
A EB de Crespos foi uma das poucas escolas do concelho que acolheram uma intervenção artística no âmbito deste projeto. Para o autarca, “estas iniciativas servem para envolver a comunidade não só com o seu património e cultura, mas também com projetos ambiciosos desenvolvidos em parceria com outras entidades que operam fora da União de Freguesias”.