
Arranca já na próxima terça-feira, 27 de setembro até 27 de outubro, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, o ciclo de cinema do Lucky Star Cineclube, no âmbito dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais.
Subordinadas ao tema dos Encontros “Lugares Comuns”, as sessões decorrem todas as terças-feiras e quintas-feiras, pelas 21:30.
O que é que há de comum entre nós? Quais são os lugares que nos unem? Podem-nos unir lugares na mente como a amizade e o amor, como aconteceu com John e Juan durante a revolução mexicana (Aguenta-te, Canalha!) ou Maria Helena Vieira da Silva e Árpád Szenes no Brasil (Ma Femme Chamada Bicho, Vieirarpad). A animação pode-nos explicar quem somos (Nós) e a televisão pode unir todos os lugares (Zéfiro). A luta de um homem pela construção de um espaço comum pode pôr em risco outro espaço comum (A Árvore, o Presidente e a Mediateca), a comunidade pode entrar em desacordo sobre o que é mesmo um espaço comum (Operações SAAL), um prédio soviético pode ser testemunha silenciosa de várias vidas (A Casa na Praça Trúbnaia), os espaços podem abarcar todos os tipos de comunidades e todo o tipo de desejos comuns (Crazy Horse) e a própria comunidade pode-se apropriar dos seus espaços (Água). O cinema sempre colocou estas perguntas e estes problemas e às vezes até os conseguiu resolver. Por isso o cinema volta a juntar-se aos Encontros da Imagem para apresentar a história e os seus criadores no lugar já muito comum: o auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Programa
- 27 de Setembro | 21:30
- Aguenta-te, Canalha! de Sergio Leone – 1971, Itália (158′)
- 29 de Setembro | 21:30
- Ma femme chamada bicho de José Álvaro Morais – 1976, Portugal (79′)
- 4 de Outubro | 21:30
- Vieirarpad de João Mário Grilo – 2020, Portugal (90′)
- 6 de Outubro | 21:30
- Nós (2021) + Making Of – Nós (2021) + Paths of Light (2013) + El Castigo (2014) de Nelson
- Fernandes + Mnemosyne (2022) de Mário Fernandes + Intolerance (2000) de Phil Mulloy
- Portugal e Reino Unido (5’ + 10’ + 4’ + 3’ + 16’ +11’) – Com a presença de Nelson Fernandes e Mário Fernandes
- 11 de Outubro | 21:30
- Zéfiro de José Álvaro Morais – 1993, Portugal (48′)
- 13 de Outubro | 21:30
- A árvore, o presidente e a mediateca de Eric Rhomer – 1993, França (105′)
- 18 de Outubro | 21:30
- Operações SAAL de João Dias – 2007, Portugal (97’) – Com a presença do realizador
- 20 de Outubro | 21:30
- A Casa na Praça Trúbnaia de Boris Barnet – 1928, União Soviética (86′)
- 25 de Outubro | 21:30
- Crazy Horse de Frederick Wiseman – 2011, EUA (134′)
- 27 de Outubro | 21:30
- Água de Eva Ângelo – 2010, Portugal (93’) – Com a presença da realizadora
Público em geral: 3 euros / Sócios do cineclube: Entrada Livre. Estudantes e utilizadores da BLCS: 1 euro.