Quinta-feira, Maio 30, 2024
32.3 C
Braga
AtualidadeSaúdeEncontro de Infeção Hospitalar juntou mais de 250 profissionais no Hospital de...

Encontro de Infeção Hospitalar juntou mais de 250 profissionais no Hospital de Braga

O evento reuniu os principais intervenientes no combate à infeção hospitalar.

© Hospital de Braga

Mais de 250 profissionais de saúde de diversos hospitais e instituições do setor da Saúde de todo o país estiveram ontem,reunidos para o I Encontro sobre Infeção Hospitalar do Hospital de Braga.

O evento reuniu os principais intervenientes no combate à infeção hospitalar, com profissionais que atuam em diferentes campos de intervenção, do laboratório à Saúde Pública, no mês em que o Serviço de Infeciologia celebra o seu terceiro aniversário.

O I Encontro de Infeção Hospitalar do Hospital de Braga de Braga fomentou o debate de soluções para fazer face aos desafios da infeção hospitalar, “um problema de saúde pública com um impacto significativo na qualidade de vida dos utentes e dos profissionais de saúde, e nos custos associados à prestação de cuidados”.

“A longevidade da população e o aumento da prevalência de patologias crónicas colocam enormes desafios. Conseguimos hoje ganhos espantosos em tempo e qualidade de vida dos utentes, com os novos tratamentos e técnicas na área da oncologia, das doenças autoimunes, na cirurgia, nos cuidados intensivos e temos de ser capazes de fazer mais na prevenção da infeção hospitalar, para que todo esse benefício não se perca. Esse investimento, muitas vezes invisível, no cumprimento de medidas que reduzem o risco de infeção, tem de ser mais valorizado”, referiu Ana Cláudia Carvalho, diretora do Serviço de Infeciologia do Hospital de Braga.

O encontro contou com a presença de oradores nacionais e internacionais, clínicos e investigadores, que partilharam os seus conhecimentos e experiências com os participantes.

“O I Encontro de Infeção Hospitalar da ULS de Braga foi um grande sucesso, com uma forte adesão de profissionais de saúde de todo o país, e colocou em foco a importância crítica da prevenção e controlo da infeção hospitalar, além de fomentar uma discussão abrangente sobre estratégias para enfrentar este desafio de saúde pública. A colaboração contínua entre os vários serviços da ULS de Braga e a incorporação de insights de eventos como este são essenciais para avançar nas práticas de prevenção e tratamento de infeções hospitalares”, afirmou Paula Vaz Marques, diretora clínica para os cuidados hospitalares da ULS de Braga.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES