Sábado, Dezembro 9, 2023
13.1 C
Braga
InícioBragaEmpresa de Braga dá 250 euros de apoio à natalidade aos colaboradores

Empresa de Braga dá 250 euros de apoio à natalidade aos colaboradores

© Confiauto

A Confiauto, empresa sediada em Braga, anunciou um apoio à natalidade no valor de 250 euros para os seus funcionários. Esta iniciativa surge do “reconhecimento”, por parte da empresa, da “importância que este momento” tem na vida dos seus trabalhadores e das suas famílias.

Segundo Alberto Gonçalves Pereira, presidente da Confiauto, “este pequeno contributo tem o objetivo de sinalizar o problema demográfico que vivemos”. O empresário salienta que “as empresas podem e devem fazer parte da solução e não ser um problema”.

Defendendo a ideia de que “o desenvolvimento do negócio só faz sentido a par do desenvolvimento das pessoas”, Alberto Gonçalves Pereira acrescenta que as empresas ao “apoiar a natalidade, estão também a apoiar a geração de novos consumidores e, nomeadamente, a fomentar o desenvolvimento económico”.

Para além deste apoio à natalidade, o concessionário Renault, Dacia e Nissan em Braga, Barcelos, Famalicão, Santo Tirso, Viana do Castelo e Vila do Conde, que emprega 220 funcionários, oferece já também outros benefícios aos seus funcionários, como um seguro de saúde e a oferta de folga no dia de aniversário. Com estas boas práticas, o objetivo é garantir o bem-estar dos funcionários da empresa, reter talento e fomentar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

“Estas iniciativas reforçam o compromisso da Confiauto em promover o bem-estar dos seus colaboradores, valorizando as suas necessidades, garantindo que os mesmos têm o que é preciso para conciliar vida pessoal e profissional”, reforça.

Alberto Gonçalves Pereira, também vice-presidente da Associação Empresarial de Braga, defende ainda que estes apoios não deviam estar sujeitos a contribuições para a Segurança Social, nem a tributação em sede de IRS. Segundo o empresário, as isenções “destes pagamentos resultariam num maior estímulo à implementação de boas práticas por parte das entidades empregadoras”.

A atribuição de apoios à natalidade é uma prática adotada por algumas autarquias, mas é ainda uma prática pouco recorrente a nível empresarial. Neste contexto, Daniel Vilaça olha para esta iniciativa da Confiauto como um bom exemplo a seguir pelo restante tecido empresarial.

Segundo o presidente da Associação Empresarial de Braga, é importante que as empresas proporcionem a todos os colaboradores espaço para equilibrar a vida pessoal e profissional, apoiando o trabalhador nas novas fases que atravessa, nomeadamente aquando da paternidade. “O nascimento ou a adoção de um filho é um dos momentos marcantes e especiais na vida de qualquer pessoa. Medidas, como esta, que demonstram que as empresas se importam e apoiam estes momentos tão especiais na vida dos seus trabalhadores, são fundamentais para reforçar o vínculo emocional nas relações de trabalho e para manter os trabalhadores comprometidos, motivados e felizes”, refere.

Daniel Vilaça assegura que a Associação Empresarial de Braga defenderá junto da CIP e CCP que, em sede de concertação social, este tipo de apoios concedidos pelas empresas aos seus trabalhadores tenham um enquadramento fiscal e contributivo mais favorável.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES