Sábado, Maio 28, 2022
27.8 C
Braga
InícioBragaEmpresa de Braga cria livro para explicar a guerra na Ucrânia aos...

Empresa de Braga cria livro para explicar a guerra na Ucrânia aos mais novos

© UMinho

A Betweien, jovem empresa educacional da Universidade do Minho sediada em Braga, lançou o livro digital “A cor do meu medo” para explicar aos mais novos o atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

A criança ucraniana Yarina vivia em segurança e liberdade, mas uma guerra obrigou-a a refugiar-se noutro país, deixando para trás o pai a combater. Com a ajuda da mãe, criou uma estratégia para levar o medo consigo na viagem e para manter a coragem. Este é o mote do livro, que pode ser descarregado gratuitamente aqui e é acompanhado do videoclipe “Pintar o mundo”.

“As crianças portuguesas estão com dúvidas e preocupadas com o conflito militar, por isso quisemos abordar de forma simples como podem estar a viver as famílias naquele cenário e, ainda, sensibilizar para as consequências do conflito”, diz o fundador da Betweien, Narciso Moreira, que é licenciado e mestre em Educação pela UMinho.

A equipa decidiu desenvolver e disponibilizar ao mundo estas duas ferramentas pedagógicas para “cumprir a sua responsabilidade social” e, por outro lado, “ajudar educadores e professores a trabalhar este assunto com que as crianças lidam diariamente nas televisões, nas redes e nas conversas, sem às vezes perceberem o que se passa”. Os conteúdos apresentam por isso o olhar de uma criança e foram produzidos num curto espaço de tempo (textos, ilustrações, paginação, verificação científica), para responder agilmente ao processo de compreensão dos mais novos, fechando com uma mensagem de simbolismo e esperança.

Nascida em 2011, a Betweien está presente em Braga e Lisboa e aposta na inovação educativa, nomeadamente através de livros, cujos conteúdos podem aliar músicas, teatro, performances e debates em instituições de todo o país. Este projeto sensibiliza para vários temas e com parcerias de cantores, atores e youtubers, em títulos como “O planeta limpo” (Filipe Pinto), “Rita e a floresta dos legumes” (Rita Redshoes), “Livres e iguais” (Carlão), “Desafiar estereótipos” (Ana Bacalhau) e “Diogo Piçarra em Pessoa” (Diogo Piçarra), entre outros.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS