Sábado, Maio 18, 2024
15.1 C
Braga
BragaEmpresa de Braga constrói primeiro edifício híbrido em Espanha

Empresa de Braga constrói primeiro edifício híbrido em Espanha

© Grupo Casais

O Grupo Casais, empresa sediada em Mire de Tibães, Braga, deu mais um passo na internacionalização com o primeiro edifício de construção híbrida (madeira e betão) em Espanha, o Hotel B&B Madrid Tres Cantos, situado no município de Tres Cantos, em Madrid.

Trata-se de um projeto do atelier TdB Architects, do arquiteto Fernando Herrero, no âmbito da parceria Sunny Casais, com 120 quartos, que dá início a “uma nova geração de edifício sustentáveis” no país vizinho.

A concretização está a ser feita pela UTE (Unión Temporal de Empresas), entre a CASAIS ESPAÑA DE INFENIERIA Y CONSTRUCCIÓN S.L. (EIC) e a ACR CONSTRUCIONES, SA, parceria que tem como objetivo a construção de duas unidades hoteleiras em Madrid.

Este é o sexto hotel B&B com a assinatura do Grupo Casais. “Trata-se de um projeto de construção híbrida que tem como base o sistema CREE, uma solução industrializada, com estrutura e fachadas pré-fabricadas. Trata-se de um edifício com cinco pisos onde as casas de banho e parte das redes e instalações especializadas serão também pré-fabricadas”, refere a construtora.

“A TopBIM, empresa do Grupo, que é referência de inovação na consultadoria internacional de serviços de Arquitetura e Engenharia para a indústria da construção, foi responsável por algumas fases, como a coordenação dos desenhos da pré-fabricação, ou até por auxiliar na materialização do planeamento 4D, que terá um papel fulcral no alinhamento da construção e assemblagem de todas as fases da obra”, acrescenta o Grupo Casais, em comunicado.

“Vemos o início desta etapa como um passo importante para aquele que gostaríamos que fosse o futuro do setor. Acreditamos que temos um papel fundamental nas sociedades e comunidades e, por isso, trabalhamos para que o nosso contributo em prol de um setor mais sustentável possa fazer a diferença”, comenta António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.

Desta forma, o Grupo Casais introduz, em Espanha, “uma tipologia de construção ambientalmente mais sustentável e mais célere, o que significa que o tempo de obra é reduzido. Este é um sistema capaz de reduzir a pegada de carbono em mais de 60%, devido ao uso de madeira de engenharia e apenas 1/3 do betão de um edifício tradicional”.

Para além destas características, este tipo de solução industrializada e pré-construída comporta a capacidade de evitar demolições e promove a possibilidade de reutilização posterior noutros edifícios. Representa, assim, “uma vantagem na possível poupança de tempo, dinheiro e recursos”.

O Grupo Casais, que opera em 17 países, está empenhado “no desenvolvimento e na implementação de uma construção mais sustentável”. A empresa apresentou recentemente em Portugal outros projetos em que o sistema híbrido de construção foi implementado, como o Minho Innovation and Technology Hub, de onde transportou o know how adquirido e as metodologias e planeia expandir esta prática a mais projetos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES