Quarta-feira, Abril 17, 2024
21.2 C
Braga
RegiãoEixo Atlântico juntou presidentes e responsáveis da Comissão Europeia dos eixos prioritários...

Eixo Atlântico juntou presidentes e responsáveis da Comissão Europeia dos eixos prioritários da Política Urbana

© CM Braga

Olga Pereira, vereadora do Município de Braga, esteve presente numa reunião do Eixo Atlântico, em Viana do Castelo, e moderou um debate relacionado com o tema do “Novo Bauhaus Europeu”.

O Eixo Atlântico organiza encontros entre os responsáveis políticos e técnicos dos seus municípios e responsáveis da Comissão Europeia para que os dirigentes das suas entidades tenham informação direta sobre as políticas que a Europa pretende desenvolver e que instrumentos financeiros vão implementar em cada território.

Na ocasião, Olga Pereira realçou que “estes encontros são fundamentais para se pensar o futuro coletivo da euroregião no contexto da União Europeia”. “O Novo Bauhaus Europeu representa para as cidades, no âmbito da sua transformação urbana, uma oportunidade de combinar sustentabilidade, estética e inclusão. É com agrado que vemos esta mudança de paradigma cultural que pode representar um novo tempo político, envolvendo uma alargada participação e transversalidade de áreas temáticas, susceptíveis de melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos.”, referiu a vereadora.

A nova Política Urbana Europeia prioriza uma série de elementos e objetivos a promover nas cidades. Esta Agenda Urbana será desenvolvida no próximo período de programação através da Nova Bauhaus Europeia e do Pacto Ecológico, conceitos que devem ser implementados pelas cidades para poderem desenvolver programas de Política Urbana e captar financiamento.

O conceito do Novo Bauhaus Europeu pretende abarcar várias disciplinas para dar forma a um futuro sustentável e criar cidades mais humanizadas e pensadas para os cidadãos.

Já o Pacto Verde é uma estratégia de crescimento baseada num ambicioso pacote de iniciativas políticas cujo objetivo é situar a União Europeia no caminho para uma transição ecológica sustentável, com a intenção de alcançar a neutralidade climática até 2050.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES