Edição especial da Volta a Portugal em Bicicleta começa em Fafe
Sábado , Outubro 24 2020 Periodicidade Diária nº 2614
Principal / Região / Edição especial da Volta a Portugal em Bicicleta começa em Fafe

Edição especial da Volta a Portugal em Bicicleta começa em Fafe

A edição especial 2020 da Volta a Portugal tem início marcado para o próximo dia 27 de setembro, em Fafe, terminando em Lisboa, no dia 5 de outubro.

O pelotão vai percorrer 1183,9 quilómetros, distribuídos por um prólogo, em Fafe, em oito etapas, começando às 15h30 e fim às 17h30, com o seguinte trajeto: Rua do Parque da Cidade (meta de partida do prólogo em contra-relógio), junto ao Parque de Estacionamento de Sá, Trv. de Sá II, Rua de Sá, Rua do Retiro (EN 207), Rua de Calvelos, Rua do Rio Vizela, Rua do Pequite, Rua Cidade de Guimarães (Ponte Nova), Rua da Agrela, Rua de Bouças, Rua da Família, Rua Fonte da Cana, Av. da Granja, Rua Serpa Pinto, Rua 5 de Outubro, Rua Trindade Coelho, Praça Mártires do Fascismo e na Praça 25 de Abril (meta de chegada do prólogo em contra-relógio).

A edição especial 2020 da Volta a Portugal conta com um pelotão de 15 equipas e um total de 105 corredores. Dez formações serão portuguesas e as restantes cinco equipas são estrangeiras.

No fim de semana da prova, Fafe vai receber também a RTP, com transmissão em direto de dois programas televisivos, tendo como cenário o Jardim do Calvário. No sábado, será transmitiro o programa “Aqui Portugal” e no domingo o habitual programa que acompanha a Volta a Portugal, o “Há Volta”.

Para Raúl Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, “perante o atual período de pandemia que assola todo o mundo e tendo consciência de toda a situação, decidimos apoiar a realização desta iniciativa, numa versão minimalista, sempre com a preocupação de proteger as pessoas, mas tendo em consideração e reconhecendo a importância que uma iniciativa destas tem para o país, representando o regresso à normalidade possível, social e económica”.

O autarca acrescenta que “nos últimos anos, Fafe consolidou-se como uma das mais importantes etapas da Volta a Portugal e esta edição será mais uma confirmação dessa realidade. A Volta a Portugal permite que, para além da promoção do desporto e do incentivo à prática de uma modalidade que neste momento de pandemia é considerada segura, possamos também promover o território e a marca Fafe, um objetivo que nos tem acompanhado e que temos conseguido alcançar em muitos dos eventos e iniciativas que temos promovido”.

O edil fez, ainda, um apelo à população para que “acompanhem esta prova à distância e em segurança, através da emissão televisiva, evitando os habituais aglomerados e a exposição desnecessária a possíveis contágios”.