Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
12 C
Braga
InícioBragaDona Mariquinhas de Braga celebra 103 anos. O segredo é "não pensar...

Dona Mariquinhas de Braga celebra 103 anos. O segredo é “não pensar na morte”.

© União das Freguesias de Lomar e Arcos

Maria José Salsa, mais conhecida como Dona Mariquinhas, residente na freguesia de Lomar, em Braga, celebra hoje 103 anos. A acarinhada Dona Mariquinhas diz que o segredo da vitalidade é “não pensar na morte e não reclamar de nada”. 

Para celebrar o dia festivo, Eduardo Fernandes, presidente da União de Freguesias de Lomar e Arcos, presenteou a aniversariante com um ramo de flores.

“Hoje, além de celebrarmos o Dia Internacional do Riso, em Lomar festejamos o aniversário da Dona Mariquinhas que faz 103 anos! Conhecida por muitos na nossa freguesia, a habitante da Ilha celebra hoje mais um aniversário sendo a lomarense com mais história, pois velhos são os trapos. É um privilégio estar junto desta lomarense, pela sua lucidez e saúde e sobretudo autonomia. A União de Freguesias assinala este dia com um pequena homenagem e surpresa. Muitos parabéns Dona Mariquinhas!”, desejou o Executivo.

© União das Freguesias de Lomar e Arcos

Maria José Salsa nasceu no dia 18 de janeiro de 1920. Filha de Ramiro Ferreira Salsa e de Maria das Angústias Rocha, fez o seu ensino primário no antigo Colégio do Carmo (Colégio Dublin), casou com José Maria da Costa Veiga, morou ainda depois do casamento em São Lázaro, mas desde cedo se radicou na freguesia de Lomar, onde sempre viveu.

Mãe de 8 filhos, um deles já falecido, avó de 9 netos e oito bisnetos, trabalhou para a indústria chapeleira e posteriormente como doméstica, tendo enviuvado em 1995.

Reformada, faz uma vida autónoma, gosta de ver televisão, ler, valoriza a família, é uma mulher feliz e de “bem como a vida”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS