Sábado, Outubro 16, 2021
18.3 C
Braga
InícioAtualidadeDocente do Politécnico de Viana do Castelo lança livro com receitas tradicionais...

Docente do Politécnico de Viana do Castelo lança livro com receitas tradicionais mais saudáveis

João Rodrigues

Receitas com todo o sabor e mais saúde é o que o nutricionista João Rodrigues, docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), promete no livro “Tradicional e Saudável”, que já está disponível e vai ser lançado oficialmente a 16 outubro, Dia Mundial da Alimentação.

O docente da ESS-IPVC uniu-se ao chef de cozinha Rui Paula e a Catarina Correia e apresentam cerca de 20 receitas tradicionais adaptadas aos novos estilos de vida. “O nosso objetivo é manter sempre a identidade de cada receita, ou seja, não queremos transformar, mas melhorar”, assegurou João Rodrigues, assumindo que este trabalho “é uma homenagem à gastronomia portuguesa, preservando as tradições com receitas mais adequadas do ponto de vista nutricional”.

Depois de ter lançado o primeiro livro “Duelo de Alimentos”, o docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, começou a fazer uma análise do receituário tradicional português no blogue da sua autoria “Mundo da Nutrição”, onde aborda a alimentação e os seus privilégios. “Comecei a analisar do ponto de vista nutricional as receitas tradicionais e percebi que apesar de terem boas bases, o certo é que estavam desajustadas à realidade e comecei a melhorar algumas dessas receitas”, explicou João Rodrigues, admitindo que conseguiu fazer a parte técnica, mas precisava de alguém para confecionar as receitas.

O docente da ESS-IPVC lançou o repto ao chef Rui Paula e daí ao lançamento do livro foi um pequeno passo. Entretanto, juntou-se também Catarina Correia, que trabalha há 12 anos com o chefe de cozinha na Casa de Chá da Boa Nova.

A obra de 80 páginas conta com cerca de 20 receitas de enchidos, frituras, carne, peixe, sobremesas e outras sugestões, com o objetivo de melhorar a composição nutricional por dose, tanto do ponto de vista calórico como a relação dos diferentes nutrientes. Ali não faltam a Sopa da Pedra, o Bacalhau à Brás, o Empadão de carne, o Pudim Abade Priscos ou até a Mousse de chocolate.

“Se a gastronomia portuguesa é algo que deve ser valorizado e preservado, por outro lado, o estilo de vida atual impõe uma atualização natural da mesma. Isto sem colocar em causa a identidade das receitas, obviamente”, pode ler-se na sinopse do livro, garantindo que se pretende exatamente ir ao encontro desta necessidade. “Com base em conhecimentos científicos na área da nutrição e em conhecimentos técnicos de preparação e confeção dos alimentos, é proposta uma revisitação de alguns dos pratos mais tradicionais da gastronomia portuguesa. Houve uma preocupação clara de melhorar a composição nutricional por dose, tanto do ponto de vista calórico como em relação ao teor dos diferentes nutrientes”, acrescenta-se ainda na sinopse do livro, que vai ser apresentado no dia 16 de outubro no Norte Shopping.

Trata-se por isso de dar “um cunho mais atual” a pratos que fazem parte da vida dos portugueses há muitas gerações, ao nível dos sabores, texturas, combinações e porções, com “o objetivo nítido de os tornar mais ajustados ao estilo de vida atual, mas sem nunca colocar em causa a sua identidade/autenticidade”. Nas receitas, adiantou o nutricionista, foram alteradas as porções, a quantidade de gordura ou até acrescentados legumes e leguminosas. João Rodrigues exemplificou o caso da açorda, onde o pão branco foi substituído pelo pão integral.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS