Segunda-feira, Abril 22, 2024
14.9 C
Braga
RegiãoTerras de BouroDia da Proteção Civil assinalado em Terras de Bouro

Dia da Proteção Civil assinalado em Terras de Bouro

© CM Terras de Bouro

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, o Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com o Comando Sub-regional do Cávado, realizou na Aldeia da Ermida, freguesia de Vilar da Veiga, em Terras de Bouro, um conjunto de atividades onde se destacou a atividade de sensibilização e exercício de evacuação “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”.

A atividade contou com a participação da GNR territorial, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, Grupo de Busca e Resgate em Montanha, CVP de Terras de Bouro, Rio Caldo e Gerês, Corpo de Bombeiros de Terras de Bouro, a ATACE e a Junta de Freguesia de Vilar da Veiga.

O objetivo da iniciativa foi dar a conhecer à comunidade o plano de evacuação, localização do abrigo e refúgio para onde se devem dirigir em caso de necessidade de evacuação, rotinar procedimentos entre as entidades com competências na decisão e execução da evacuação, informar a população das medidas de autoproteção a adotar em caso de ocorrência de um evento e treinamento de procedimentos.

O cenário representou a ocorrência de um incêndio rural que estaria ativo há mais de seis horas. Montado o Posto de Comando, o Comandante de Operações de Socorro tomou a decisão de evacuação da aldeia para o Abrigo, que está identificado na sede da ATACE, os “sinos tocaram a rebate” e as pessoas rapidamente direcionaram-se para o Abrigo. Houve necessidade de evacuar um idoso com dificuldades motoras utilizando uma ambulância para a operação. No final foi realizado um briefing com todas as entidades presentes e população participante.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES