Domingo, Junho 13, 2021
22.2 C
Braga
InícioReportagemDia da Imaculada Conceição celebrado por multidão no Santuário do Sameiro

Dia da Imaculada Conceição celebrado por multidão no Santuário do Sameiro

 

A Cripta do Santuário do Sameiro foi pequena para acolher as centenas de pessoas que se mobilizaram para participar na Missa Solene do Dia da Imaculada Conceição, que se assinala este domingo, 8 de dezembro.

A missa foi solenizada pelo Coro do Sameiro, acompanhada pela Orquestra dos Arautos do Evangelho. Durante a Eucaristia, testemunhou-se, ainda, à admissão dos novos Irmãos da Confraria do Sameiro.

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, presidiu à Eucaristia onde alertou para o aumento de casos de violência doméstica em Portugal. O Arcebispo defendeu que esta deve ser combatida com uma legislação “mais restritiva” e apelou para uma maior vigilância dos familiares e vizinhos das vítimas, para que estes intervenham e ajudem as vítimas.

D. Jorge Ortiga alertou também para o consumismo existente no Natal, pedindo às pessoas que não se esqueçam do verdadeiro significado desta quadra, reiterando a importância do presépio. “O presépio tem uma carga simbólica muito grande. Vivemos atualmente numa sociedade de consumo que vai retirando as verdadeiras decorações de Natal alusivas ao nascimento de Cristo. Basta-nos percorrer as ruas da cidade, ou mesmo das aldeias, para verificarmos que o que importa são as luzes com desenhos estranhos a esta época. Como Cristãos, temos de impedir que o presépio desapareça e, por isso, temos de solicitar às autoridades civis que o coloquem de novo nas praças e nas artérias como um marco cultural característico deste tempo, que coloquem de novo este espírito de Natal com imagens elucidativas e evocativas da verdadeira mensagem desta quadra para que não desapareça o verdadeiro significado do Natal, que é o nascimento de Jesus”, apelou o Arcebispo de Braga.

Nas celebrações marcou também presença o Reitor do Santuário do Sameiro, o Padre Delfim Coelho, que agradeceu a participação dos fiéis, presentes na missa em honra da Imaculada Conceição, assim como a D. Jorge Ortiga e à Confraria do Sameiro

Na Cripta do Santuário encontra-se uma exposição alusiva à vida e infância de Jesus, obra de Joaquim Oliveira Rodrigues, Sacristão-Mor da Basílica e membro da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro.

https://www.facebook.com/BragaTV.pt/videos/605799653510927/

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS