Quarta-feira, Setembro 22, 2021
21 C
Braga
InícioCulturaDevesa Sunset regressa a Famalicão com Luísa Sobral, Selma Uamusse, Bruno Pernadas...

Devesa Sunset regressa a Famalicão com Luísa Sobral, Selma Uamusse, Bruno Pernadas e B Fachada

Luísa Sobral

As sessões de música ao pôr-do-sol estão de regresso ao Parque da Devesa, em Famalicão, para mais uma edição do Devesa Sunset. À semelhança do ano passado, a iniciativa está inserida no programa de animação sociocultural de verão Anima-Te, e decorre todas as sextas-feiras de agosto (6, 13, 20 e 27), pelas 19:00. O destaque deste ano vai para Luísa Sobral (13), Selma Uamusse (6), Bruno Pernadas (20) e B Fachada (27).

Selma Uamusse sobe ao palco no primeiro dia de concertos, em Famalicão, a 6 de agosto, para apresentar o seu segundo disco em nome próprio, “Liwoningo” (2020). No seu trabalho a solo, a artista tem explorado as raízes do seu país de origem, usando ritmos moçambicanos e letras em línguas nativas, com a utilização de instrumentos tradicionais como timbila e mbira, combinando tudo com eletrónica, o rock, o afro-beat e o experimental, mantendo sempre como lugar comum a potência do ritmo, da língua ou das sonoridades africanas. Antes de Selma Uamusse, entra em palco, pelas 19h00, Carlos César Trio, que apresenta o seu primeiro projeto a solo, onde explora as riquezas da percussão brasileira, combinada com a influência da improvisação no jazz.

Uma semana depois, no dia 13 de agosto, é a vez de Luísa Sobral se fazer ouvir no palco do Anima-Te. A artista, que iniciou o seu percurso artístico em 2011 com o lançamento do disco “The Cherry On My Cake”, assinala, em 2021, dez anos de carreira com uma digressão que passa pelo Parque da Devesa. Luísa Sobral, considerada uma das mais importantes compositoras e cantoras da nova geração de músicos portugueses, para além do seu disco de estreia, já conta com mais quatro discos gravados – “There’s a Flower in My Bedroom” (2013), “Lu-Pu-i-Pi-Sa-Pa” (2014), “Luísa” (2016), “Rosa” (2018) -, tendo sido condecorada pelo Presidente da República, em 2018, juntamente com o seu irmão, Salvador Sobral, com o grau de “Comendadores da Ordem do Mérito” pelo êxito obtido com o tema “Amar Pelos Dois”, canção com a qual Portugal obteve a sua primeira vitória de sempre no Festival da Eurovisão. Imediatamente antes do concerto de Luísa Sobral, sobe ao palco, pelas 19:00, The Partisan Seed, um dos projetos pessoais de Filipe Miranda que celebra 15 anos, que se apresenta com banda completa e faz uma retrospetiva da sua carreira.

No terceiro dia de Devesa Sunset, 20 de agosto, Bruno Pernadas apresenta o seu novo disco “Private Reasons” (2021), que assinala o seu regresso às edições depois de “How Can We Be Joyful in a World Full of Knowledge” (2014) e “Those Who Throw Objects at The Crocodiles Will Be Asked to Retrieve Them” (2016). Este concerto será precedido pela atuação do guitarrista Manuel de Oliveira, que apresenta o trabalho “Entre-Lugar” (2020), um disco dedicado ao seu pai e mestre, o guitarrista Aprígio Oliveira, que conta com tributos a José Afonso e Paco de Lucia. O concerto tem início pelas 19:00.

O encerramento da edição deste ano do Devesa Sunset, a 27 de agosto, fica a cargo de B Fachada, nome artístico de Bernardo Fachada, compositor, multi-instrumentista e produtor dedicado à música popular portuguesa do século XXI, que apresenta o seu mais recente disco “Rapazes e Raposas” (2020). Antes de B Fachada, há a atuação de A Garota Não, às 19:00, projeto da cantautora setubalense Cátia Mazari Oliveira, cujo álbum de estreia “Rua das Marimbas Nº 7” (2020), conta com influências que vão desde o rap português ao folk americano, passando pela música popular brasileira e pelo pop britânico.

Recorde-se que os espetáculos em Famalicão têm entrada gratuita, com levantamento obrigatório de ingresso no local do evento no período das 2 horas que antecede o espetáculo. Cada pessoa poderá levantar até 6 ingressos.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS