Terça-feira, Abril 20, 2021
14.4 C
Braga
InícioRegiãoVieira do MinhoDestruídos 132 ninhos de vespa asiática em Vieira do Minho

Destruídos 132 ninhos de vespa asiática em Vieira do Minho

CM Vieira do Minho

A Câmara Municipal de Vieira do Minho reduziu a incidência em 50% no passado dos ninhos de vespa asiática no concelho.

No ano de 2020 foram destruídos no concelho de Vieira do Minho 132 ninhos, sendo que desses, cinco foram encontrados dentro da mesma casa, uma “situação inédita” para a Proteção Civil Municipal.

A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de vespa no concelho deve ser comunicada à Câmara Municipal, para que possa ser dado o seguimento ao processo de destruição.

“A Autarquia informa que, caso encontrem ou visualizem um desses ninhos, em caso algum devem tentar destruí-lo por iniciativa própria, devem sim contactar as entidades competentes, Serviço de Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários, GNR”, lembra o Município.

Esta espécie invasora distingue-se pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela). Os principais efeitos da sua presença manifestam-se em várias vertentes, designadamente na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas europeias; e na saúde pública que, apesar de não serem mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os seus ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS